Monopólio no transporte coletivo impede o progresso de Ponta Grossa
Conselheiro, professor lembra que problemas vistos na década de 70 continuam até hoje

O conselheiro de Esportes do Grupo aRede, Ben Hur Chiconato, acredita que o transporte coletivo de Ponta Grossa não pode ser administrado por somente uma empresa - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede. Para ele, a inovação no serviço deve ser acompanhada pela oportunidade de concorrência no transporte coletivo.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Ben Hur, que é professor de Educação Física, técnico de basquete e ex-secretário da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (SMESP):
"O tema transporte público é recorrente no meio das pessoas que precisam utilizá-lo no dia a dia. Já na década de 70, quando eu ainda utilizava a linha 'Bom Jesus' para ir estudar no 'Regente Feijó', não foram poucas as vezes que fiquei na mão por causa de ônibus lotado. Se vão 50 anos e a reclamação é a mesma.
Talvez o fato de somente uma empresa explorar este ramo tenho criado um sentido dos tempos dos coronéis de Ponta Grossa, que na ganância de se manter no poder, faziam de tudo para impedir o progresso. Uma pena que esta ação impeça uma licitação para novas empresas de transporte.
Certamente seria um avanço e bem-estar, especialmente para a população, que é quem usufruiu do serviço. A inovação tem que ser acompanhada pela oportunidade de concorrência. Se não, de nada ela vai valer".
CONSELHO DA COMUNIDADE
Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.
CONFIRA ABAIXO UM RESUMO DO ARTIGO
- Problemas Históricos: o conselheiro destaca que as reclamações sobre ônibus lotados e falhas no sistema persistem há mais de 50 anos, relatando que vivenciava as mesmas dificuldades desde a década de 70;
- Crítica ao Monopólio: Ben Hur critica o fato de apenas uma empresa explorar o setor em Ponta Grossa, comparando a situação ao "tempo dos coronéis" e afirmando que essa centralização de poder impede o progresso e o surgimento de novas licitações;
- Defesa da Concorrência: Para ele, a inovação no transporte público só terá valor real para a população se houver concorrência. Ele defende que a abertura para novas empresas traria mais bem-estar e qualidade aos usuários do serviço.
ACESSE MAIS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO
- Licitação do novo transporte coletivo de PG não pode ficar mais 'travada' na Justiça.




















