Vamos Ler e VCG levam debate sobre mobilidade urbana a Irati
Reflexões, debates e trabalhos para concretizar ações, por meio da videoaula da parceria, colocaram alunos do quarto ano B da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo como verdadeiros agentes da logística do bairro e município
Publicado: 01/09/2025, 07:20

O quarto ano B da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, da professora Nelci Leciuk de Nascimento, desenvolveu um trabalho no dia 25 de agosto sobre a mobilidade urbana. A docente elenca os principais tópicos da proposta, que contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Viação Campos Gerais (VCG), sobre o tema e iniciou com uma roda de conversa.
“Primeiramente busquei saber o que os alunos sabiam do assunto, se ouviram falar da mobilidade urbana e da importância dela. Em seguida assistiram à videoaula do projeto Vamos Ler, ‘a mobilidade urbana’, onde tiveram a oportunidade de conhecer melhor, saber o que é, e sua importância. Após o vídeo, os alunos fizeram vários questionamentos, comentários, da importância de se usar um transporte coletivo, como van e ônibus que poluem menos o meio ambiente”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, aponta Nelci, os alunos ganharam uma folha sulfite para escrever um texto relatando como se chega na escola e, para ilustrar o texto, fizeram um desenho do que escreveram. Os alunos iniciaram os desenhos empolgados, conforme relata a professora, cada um com sua criatividade, desenvolvendo e dando seu melhor.
“Após tudo isso, cada aluno apresentou contando como vem para a escola. Num segundo momento, fizemos juntos no quadro uma lista de possibilidades, para melhorar a nossa locomoção de casa até a escola. Pois, além de economizar, podemos contribuir ao meio ambiente”, complementa a professora.
Para fechar, a docente cita que houve participação ativa dos estudantes durante todas as etapas da atividade. “Percebi o entusiasmo dos alunos ao realizarem as atividades, e a preocupação deles em relação ao meio ambiente. Nossa cidade não é muito grande, um pouco mais de 60 mil habitantes, porém se todos conseguissem ir para o trabalho ou escola, a pé ou de bicicleta, o trânsito ficaria melhor, mais livre, e menos poluído, segundo os alunos. E, como professora, fico feliz de ver o quanto os meus alunos estão preocupados em fazer o melhor sempre”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.