Vamos Ler e IMM contribuem com trabalho em Ivaí sobre emoções no ensino
Trabalho com a videoaula da parceria no quarto ano A da Escola Doutor Leopoldo Guimarães contou com reflexão sobre o que alunos sentem no aprendizado e foi intercalado com ações em Língua Portuguesa
Publicado: 27/08/2025, 09:20

O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, desenvolveu um trabalho sobre o impacto das emoções no aprendizado. A docente explica que, para contextualizar este tema, utilizou a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), que aborda justamente a questão.
“Aprender sobre as emoções é muito importante para os alunos do quarto ano, pois elas fazem parte da nossa vida: sentimos alegria, tristeza, raiva, medo e muitas outras. Nessa fase, os alunos vivem muitas emoções e, às vezes, não conseguem reconhecê-las. Isso pode atrapalhar o aprendizado e o relacionamento dentro da sala de aula. Um aluno que está calmo e feliz aprende com mais facilidade. Já quando está nervoso ou triste, pode ter dificuldade para prestar atenção. Durante a aula, entendemos que cada emoção tem um significado e influencia no nosso dia a dia”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Elen explica que realizaram atividades relacionadas ao vídeo para que cada aluno pudesse refletir sobre o que sente em diferentes momentos da escola. Ainda, trabalharam as emoções junto à Língua Portuguesa, estudando a gramática sobre o uso dos adjetivos. Para complementar, produziram frases e textos sobre as emoções, identificando adjetivos derivados de substantivos e aprenderam suas regras de escrita.
“Assim, os alunos não apenas conheceram melhor as emoções, mas também aprenderam a usá-las gramaticalmente. Reconhecer e controlar os sentimentos ajuda na convivência com os colegas, melhora o aprendizado e prepara as crianças para serem mais seguras, respeitosas e capazes de aprender cada vez mais”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.