Dia do Folclore é tema de trabalhos com o Vamos Ler em Jaguariaíva
Quinto ano B da Escola Prefeito Aristides Soares, partindo da videoaula do projeto, pôde desenvolver série de ações de valorização da cultura nacional, culminando em maquetes que representam as raízes brasileiras
Publicado: 27/08/2025, 07:20

Comemorado em 22 de agosto, o Dia do Folclore teve grande repercussão no quinto ano B da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, da professora Franciele Borges da Silva Oliveira. A docente elenca os principais tópicos da proposta que contou com estudo especial sobre as características folclóricas brasileiras.
“Como ponto de partida, a turma assistiu ao vídeo do projeto Vamos Ler – Geração Digital, que apresentou de forma lúdica e educativa as principais lendas e tradições da cultura popular. Esse recurso serviu como conteúdo de apoio para ampliar os conhecimentos dos estudantes e estimular a reflexão sobre a importância de valorizar a identidade cultural do Brasil”, aponta a educadora.
Segundo Franciele, a atividade objetivou aprofundar o conhecimento sobre as lendas brasileiras, reforçando a relevância do folclore como patrimônio imaterial que precisa ser preservado e transmitido às novas gerações. Assim, os alunos participaram com entusiasmo, curiosidade e atenção, fazendo conexões entre as histórias apresentadas e o seu cotidiano.
GALERIA DE FOTOS
“Durante o estudo, foram destacados personagens como o Saci-Pererê, a Iara, o Boto Cor-de-Rosa, o Curupira, o Boitatá, a Mula sem Cabeça e a Caipora, entre outros que fazem parte da memória e da tradição oral do povo brasileiro. Para tornar a experiência ainda mais prática e significativa, os estudantes confeccionaram uma maquete coletiva, representando com criatividade os principais personagens do folclore”, aponta a educadora.
O processo, conforme complementa a professora, envolveu pintura, colagem, montagem de cenários e trabalho em grupo, com cada aluno colaborando em diferentes etapas da produção, desde a preparação da base, até a finalização com árvores, rio e figuras folclóricas. A maquete, diz a docente, destacou-se como “resultado da dedicação e da cooperação da turma, evidenciando não apenas aprendizado cultural, mas também valores de trabalho em equipe e criatividade”.
“A atividade representou uma valiosa oportunidade de aprendizado, tornando os conteúdos mais dinâmicos, reais e conectados com a vivência escolar. O projeto também reforçou o compromisso da escola em formar cidadãos conscientes da importância de preservar e valorizar a cultura brasileira”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares clicando aqui.