Videoaula do Vamos Ler e IMM leva ampla dinâmica sobre emoções a Ortigueira
Conteúdo audiovisual da parceria foi ponto de partida para quarto ano da Escola do Campo Libertação refletir, debater e contextualizar o que sentem de maneira ampla e compartilhada
Publicado: 21/08/2025, 09:20

O quarto ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora leda Guimarães do Carmo Arnoud, desenvolveu um trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre como lidar com as emoções. A docente destaca que, a partir da reflexão inicial, nasceu um projeto repleto de descobertas, trocas e aprendizados.
“Cada estudante teve a oportunidade de escolher um livro de sua preferência. Essa liberdade despertou entusiasmo, curiosidade, principalmente o gosto pela leitura, que é um dos nossos grandes objetivos. Os livros foram levados para casa, no dia seguinte, os alunos compartilharam suas impressões pessoais, destacaram os trechos que mais os marcaram e até recomendaram as obras para os colegas, transformando a sala em um espaço de incentivo”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
As atividades realizadas contaram com trabalhos em grupo e rodas de conversa. Ieda avalia que foram debates interessantes, num ambiente de diálogo que os educandos compreenderam a importância de ouvir, respeitar diferentes opiniões e, sobretudo, refletir sobre suas próprias emoções. Ainda, a professora elenca que muitos relataram situações do cotidiano em que precisaram lidar com frustrações, mostrando que a leitura se conecta diretamente com a vida real.
“Ao trocar experiências, os alunos criaram juntos um ambiente de apoio, acolhimento e conscientização, fortalecendo os laços de amizade e respeito dentro da turma. Com o projeto, a turma do quarto ano mostrou que aprender a lidar com as emoções é tão essencial quanto aprender a ler e escrever e que cada história lida, cada roda de conversa e cada debate, plantou sementes de empatia, resiliência e amor pelo conhecimento”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.