Aulas do Vamos Ler fortalecem estudos dos biomas em Palmeira
Através de estudos práticos e teóricos, o quinto ano da Escola de Witmarsum desenvolveu uma sequência didática que possibilitou o aprofundamento no tema e a construção de valiosos aprendizados
Publicado: 23/09/2024, 07:20

A turma do quinto ano A da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, sob orientação da professora Alexsandra Schweigert de Oliveira, iniciou um projeto na disciplina de Geografia sobre os biomas brasileiros. Segundo a educadora, o objetivo foi explorar as características e a importância dos biomas, conectando os conteúdos teóricos com atividades práticas e artísticas.
Para iniciar a proposta, os alunos assistiram a uma série de cinco videoaulas do projeto Vamos Ler que abordam os principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Pampa. Além disso, também foi estudado o bioma da Caatinga, completando os seis grandes biomas do Brasil. “Durante as aulas, os alunos conheceram as características de cada bioma e discutiram sua importância para a biodiversidade e a sustentabilidade do país”, destacou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Após assistirem aos vídeos, os educandos realizaram uma atividade prática em sala de aula: a construção de mapas ampliados do Brasil, desenhados e pintados pelos próprios estudantes. “Usando textos descritivos, eles identificaram e marcaram no mapa os biomas estudados. Além dos grandes biomas, também foram abordados dois biomas locais, característicos da região: a Mata das Araucárias e os Campos Gerais. Esses biomas regionais foram destacados no mapa, mostrando a conexão direta dos alunos com o ambiente em que vivem”, destacou Alexsandra.
A atividade permitiu que os alunos aplicassem seus conhecimentos geográficos e artísticos, desenhando, ampliando e colorindo os mapas. “O envolvimento e entusiasmo da turma foram evidentes, especialmente ao utilizarem suas habilidades artísticas para representar o conteúdo estudado. Ao final, os trabalhos ficaram impressionantes, demonstrando a compreensão dos biomas e suas localizações no território brasileiro”, complementou a docente.