Preservação do meio ambiente é tema de ações em turma do CAIC
Realizando estudos e atividades lúdicas, o primeiro ano do CAIC pode entender a importância da preservação de diversos ambientes e solidificou valiosos conhecimentos
Publicado: 12/06/2024, 06:00

Os alunos do grupo Girafa, primeiro ano A, da Escola Heitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC), sob a orientação da professora Marcela Pontarolo Gruvald, participaram de uma semana especial repleta de atividades voltadas para a importância e o cuidado com o meio ambiente.
Segundo a docente, a semana começou com uma roda de conversa onde questionou os alunos sobre os elementos que os cercam e a importância deles, como: plantas, água, flores, frutos, animais e rios. “A conversa incluiu exemplos de como podemos preservar o meio ambiente”, contou a educadora.
Marcela também explicou que a reciclagem foi um dos principais tópicos abordados. "A reciclagem é essencial para a preservação do meio ambiente, pois reduz a poluição do ar, da água e do solo. O processo envolve a separação do lixo por categorias para que os resíduos possam ser reutilizados, dando origem a novos produtos. Materiais como plástico, papel, vidro, papelão, madeira e metais em geral podem ser reciclados”, destacou.
Os alunos aprenderam sobre várias medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tais como: a preservação das águas de rios, mares, oceanos e lagos; a separação do lixo orgânico do reciclável e os diferentes tipos de lixo reciclável; o consumo consciente de recursos como água e energia elétrica; e a conscientização sobre desastres ecológicos como queimadas, derramamento de óleo nas águas, desmatamento e morte de animais.
Após a conversa, os educandos confeccionaram cartazes e uma atividade especial onde cada um fez uma “mãozinha” simbolizando que o cuidado com o meio ambiente está sob responsabilidade de todos. A classe também escreveu cartas para outras turmas, informando sobre tudo o que foi estudado, com o objetivo de conscientizar e ensinar outros alunos.
“Foi uma semana de aprendizado e conscientização, onde os alunos não apenas adquiriram conhecimento, mas também se tornaram pequenos agentes de mudança, incentivando a preservação do meio ambiente”, complementou a professora.