Vamos Ler leva o tema empatia para turma de Ipiranga
Trabalhando o combate ao bullying e ações que devem ter durante o cotidiano escolar, o quarto ano da Escola de Avencal realizou diversas atividades e utilizou a videoaula especial para compreender melhor a temática
Publicado: 06/06/2024, 07:20
A turma do quarto ano da Escola Rural Municipal de Avencal, sob a coordenação da professora Ayna Taques, realizou uma série de atividades com o objetivo de compreender o bullying, identificar seus vários tipos, aprender sobre as suas consequências e estratégias para combatê-lo na escola.
A docente contou que a aula teve início com uma indagação aos alunos: o que eles entendiam sobre o bullying? Assim, cada discente deu sua opinião sobre o assunto. Em seguida, a educadora explicou que o bullying é uma prática de violência física ou psicológica, repetitiva e intencional, que pode ser direcionada a uma pessoa ou grupo, causando dor e sofrimento.
“A discussão abordou os tipos de bullying, incluindo o físico, como agressões e destruição de pertences; o verbal, como apelidos e insultos; o social, como a exclusão de atividades e a ignorância de alguém; e o cyberbullying, que envolve o uso da internet para humilhar ou ameaçar alguém”, explicou Ayna.
GALERIA DE FOTOS
Após a roda de conversa, os alunos assistiram a um vídeo sobre o tema e elaboraram um cartaz com imagens de combate ao bullying. Durante a discussão sobre as atitudes a se ter no dia a dia, surgiu a palavra empatia entre os estudantes. “Foi emocionante ver um sentimento tão significativo ganhar destaque na aula. Aproveitando a empolgação dos alunos, apresentei a videoaula do projeto Vamos Ler - Geração Digital, em parceria com a Continental, que abordava a temática”, contou a docente.
Para encerrar a aula, a professora propôs uma dinâmica de amigo secreto “simbólico”. Cada aluno, ao revelar seu amigo, falaria sobre uma qualidade e o que mais gostava dele. “A dinâmica foi muito produtiva e revelou vários sentimentos que uniram ainda mais a turma. Essa atividade não apenas ajudou os alunos a entenderem a gravidade do bullying e a importância de combatê-lo, mas também fortaleceu os laços de amizade e respeito entre eles, promovendo um ambiente mais empático e acolhedor na escola”, complementou Ayna.