Estudos sobre o bullying mobilizam educandos em Rio Azul
Realizando uma série de atividades, o quarto ano da Escola Vanda Hessel pode compreender a importância do tema e se auxiliar colegas que venham a sofrer com a prática
Publicado: 09/04/2024, 09:20
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Vanda Hessel, sob a orientação da professora Maria Madalena Fialkowski, realizaram um projeto especial: combater o bullying e promover a empatia.
Segundo a docente, o projeto teve sua relevância destacada a partir da análise do kit anti-bullying doado pela vereadora Ana Rita Viana Boni. “Durante a análise do material, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o termo bullying, originado da palavra inglesa "bully", que significa valentão ou brigão. Eles compreenderam que o bullying engloba ameaças, intimidações, humilhações e maus-tratos, não possuindo uma denominação específica em português. Exploraram também os diferentes tipos de bullying, como o verbal, físico, moral, psicológico e o cyberbullying, reconhecendo os locais onde ocorrem, como escolas e meios virtuais”, explicou Maria.
GALERIA DE FOTOS
Ao longo da semana, os alunos participaram de diversas atividades, incluindo a criação de histórias em quadrinhos, cartazes, relatos pessoais e produção de textos, todas voltadas para a conscientização e prevenção do bullying.
Para encerrar o projeto, a turma fez um convite à vereadora Ana Rita Viana Boni, que prontamente aceitou e realizou uma palestra, conduzindo atividades como contação de histórias, dinâmicas de grupo, exposições orais e a criação de um painel anti-bullying.
“O principal objetivo do projeto foi promover nos alunos o reconhecimento da diversidade presente na sociedade, enfatizando a importância de conviver e respeitar as diferenças individuais. Ao combater o bullying e promover a empatia, os alunos se tornam agentes de mudança em busca de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo”, complementou a professora.