Conteúdo histórico do Vamos Ler é destaque em Ortigueira
Videoaula sobre a Guerra do Paraguai, lançada recentemente pelo projeto do Grupo aRede, instigou a curiosidade e rendeu produções no 4º ano da Escola do Campo Libertação Camponesa
Publicado: 12/09/2023, 16:54
O 4º ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora Solange da Silva, trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a Guerra do Paraguai. A docente destaca que após assistirem a produção, os alunos tiveram mais interesse em saber sobre o assunto, pesquisando sobre o tema, com foco no que mais lhes chamou a atenção, realizando apresentações.
“Em destaque (o trabalho contou com) a invasão do Mato Grosso por tropas paraguaias e a captura de um navio brasileiro, dando origem ao conflito, (além da) morte de Solano López na batalha de Cerro Corá. A Guerra do Paraguai foi um conflito armado entre os anos de 1864 e 1870. Os países envolvidos foram Brasil, Argentina e Uruguai que formaram a tríplice aliança para combater o Paraguai”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Solante ainda traz que detalhes como o combate ocorrer devido ao governo paraguaio querer anexar território do Brasil e da Argentina, gerando forte impacto na nossa economia de 11 vezes o orçamento anual do país em 1864, com um grande endividamento em decorrências dos empréstimos feitos para financiar o conflito, sobretudo com os bancos ingleses. Por fim, a professora cita que o Paraguai foi o mais prejudicado com a ação.
“A fase final de guerra foi marcada pelo esgotamento do Paraguai e pelas sucessivas derrotas, com destaque para a capitulação da Fortaleza de Humaitá em 1868 e a invasão e saque em Assunção. Então, a guerra se transformou em uma caçada a Solano López, que foi considerado traidor da pátria”, complementa a docente, que ainda cita a construção de texto sobre o tema, consultando o tablet, além da confecção de cartazes dentro da história da guerra com o fato que mais chamou a atenção.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.