Dinâmica explora características da empatia em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmica explora características da empatia em Reserva

Método prático e divertido, mas que levou à reflexão e entendimento sobre o olhar ao próximo, movimento quarto ano A da Escola Coronel Rogério Borba

VÍDEO
Educandos puderam imergir de forma efetiva na proposta | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano A da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, da professora Manoelina Aparecida Martins, desenvolveu um trabalho sobre empatia de forma interdisciplinar, englobando Português, Matemática e Ensino Religioso. A docente relata que procurou desenvolver uma dinâmica em sala de aula para o acolhimento entre os alunos e interação entre eles, estipulando regras para tornar a atividade mais atraente.

“A dinâmica trabalhada foi desenvolvida da seguinte forma: cada aluno recebeu um balão; após ter recebido o balão, cada uma pegaria dois papeis dobrados bem pequenos de uma caixinha e colocaria dentro do balão; feito isso, cada aluno iria encher seu balão, amarrar e segurar como algo que fosse de muito valor e tivesse uma importância significativa para cada um; o aluno que quisesse poderia falar o que significava o balão que estava segurando e, assim, foram verbalizando – uns diziam que era um pássaro, outros dizia que era o trevo da sorte”, aponta a educadora.

Manoelina pediu à turma que ficassem em círculo e, após explicar o significado da empatia aos alunos e o objetivo da dinâmica, explicou que haveria a divisão da ação em três partes. “Na primeira, eu contaria até três e todos jogariam o balão o alto procurando toques leves para não estourar em nem cair no chão”, explica a professora. No segundo momento, quem deixasse cair no chão, iria estourar e ler os papeis colocados dentro do objeto, parando a brincadeira para que todos pudessem ouvir o colega lendo.

“Feito isso, a dinâmica continuaria até chegar nos últimos três alunos, os quais ganhariam como prêmio três minutos para sair para o recreio e para ir para casa. (Na terceira parte), a dinâmica terminaria com um abraço coletivo. A dinâmica tornou-se possível com a colaboração da professora de apoio Joeline Garus que fez os vídeos enquanto a dinâmica acontecia”, complementa a docente.

Por fim, a educadora cita que as perguntas nos balões variam: desde a matéria que mais gostavam de estudar, ao seu melhor amigo, estilo de música preferida, comida mais saborosa, entre outras. “A dinâmica trabalhada foi concluída com o sorriso no rosto destes, um pirulito com uma mensagem e o propósito de sermos melhores hoje do que ontem em nossas atitudes e ações para com o nosso semelhante”, conclui Manoelina.

Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE