Metodologias ativas preparam alunos de Reserva para o EF II | aRede
PUBLICIDADE

Metodologias ativas preparam alunos de Reserva para o EF II

Com temática do Dias das Mães e englobando características da Língua Portuguesa, quarto ano A da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos adapta conceitos para próxima fase escolar

Trabalho trouxe diversos conteúdos
Trabalho trouxe diversos conteúdos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva, sob coordenação da professora Valkiria Boroszek, desenvolveu uma dinâmica voltada às metodologias ativas de ensino, com foco na Língua Portuguesa, por meio de estratégias de leitura. A docente relata os principais aspectos do trabalho.

“Cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem é desafiado para as novas práticas metodológicas em sala de aula. Observa-se a importância da compreensão dessa nova maneira de aprender das crianças, a qual não pode ser embasada apenas em memorização: os alunos precisam compreender a função em seu cotidiano do aprendizado e, com isso, cada vez mais precisamos recorrer às novas metodologias de ensino”, aponta a educadora.

Valkiria destaca que, aos poucos, está inserindo algumas metodologias ativas de ensino em sala de aula, visto que quando os educandos ingressarem no Ensino Fundamental II, conheçam algumas dos conceitos metodológicos que são utilizados, de forma periódica, a partir do 6º ano.

“Em uma aula de Língua Portuguesa, aproveitando o tema do Dia das Mães, que foi recente, e visando instigar o interesse pela leitura, desenvolvi a metodologia ativa ‘Rotação por estação’. Cada estação continha uma atividade diferenciada concreta, que deveria ser executada em cinco minutos e, também, um texto de leitura à curiosidade de uma mamãe do reino animal. Porém, não contava de qual mãe era”, pontua a professora.

O objetivo, conforme relata a docente, era que todos passassem por todas as estação, descobrindo “de qual mamãe cada estação era e, ao mesmo tempo, as tarefas das atividades diferenciadas deveriam ter sido concluídas em todas as estações”.

“O resultado, após esta metodologia ativa, foi sensacional. Além de se sentirem desafiados em cada estação pelas tarefas que tinham que cumprir, e pelo tempo que deviam ser executadas, já que as tarefas eram surpresas em cada uma delas, também desenvolveram suas habilidades socioemocionais trabalhando em grupo. Não há dúvidas que cada uma destas mamães animais ficará gravada para sempre na memória de cada aluno”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE