Dinâmica elucida movimentos da Terra em turma de Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmica elucida movimentos da Terra em turma de Reserva

Método prático com o globo, simulando a luz solar e a transição dos dias, foi um dos recursos em estudo astronômico realizado no 4º ano A da Escola Luiza Almeida Ferreira

Ações práticas contribuem para melhor fixação dos conteúdos
Ações práticas contribuem para melhor fixação dos conteúdos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os movimentos de rotação e translação da Terra foram alvos de um amplo estudo no 4º ano A da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva. A professora Zélia Bilik Debas conta que a atividade desenvolvida no dia 16 de março envolveu estudos e questionamentos acerca desses dois conceitos conhecidos e importantes para a vida na Terra.

“(Os alunos) tiveram a oportunidade de entender e compreender a existência desses movimentos, conhecendo suas características e consequências mais relevantes, compartilhando opiniões e retomando hipóteses levantadas durante o contexto”, destaca a docente.

A educadora cita que a turma pôde manusear o globo, ver a luz refletindo sobre ele (simulando o sol), onde puderam concluir que a principal consequência de tal movimento é que se sucedem os dias e noites, com período aproximado de 24 horas.

“Compreenderam, também, que o movimento de rotação da Terra ocorre simultaneamente a outro movimento chamado de translação, movimento elíptico que a Terra executa ao redor do Sol. Quando a Terra completa a volta em relação ao Sul, ocorre a sucessão de um ano, sendo a principal consequência desse movimento a origem das estações do ano”, complementa Zélia.

Por fim, a professora cita que a aula ocorreu de forma dinâmica, com uma efetiva participação e interação dos educandos, além de contar com a realização de atividade de registro para posterior avaliação.

Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE