Trabalho de inclusão movimenta turma em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Trabalho de inclusão movimenta turma em Teixeira Soares

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi base de valorosas ações no 4º ano B da Escola Machado de Assis; alunos apresentaram poema em libras

VÍDEO
Turma se apresentou como maneira de demonstrar importância do tema | Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano B da Escola Municipal Machado de Assis, em Teixeira Soares, sob coordenação da professora Simone Padilha, desenvolveu um amplo trabalho em decorrência da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, regida pela Lei Municipal nº 1.878/2019. A docente relata os principais tópicos deste importante trabalho.

“Sabemos que o contato social é um elemento imprescindível na aquisição da linguagem, pois é através da interação que as pessoas vão construindo seus saberes no mundo. Com base nesse pensamento, na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi realizada junta a turma uma atividade para a comunicação com pessoas surdas, uma importante ferramenta para promover a inclusão social”, aponta a educadora.

Assim, explica Simone, a atividade teve os principais objetivos de: valorizar e reconhecer a cultura surda; possibilitar a interação com crianças surdas; aumentar a sensibilidade no que diz respeito a interação social; promover o respeito a diversidade com vista para a inclusão social.

A professora cita que nesse ínterim, no momento propício às apresentações referentes à Semana, os alunos apresentaram o poema ‘As Borboletas’, de Vinícius de Moraes, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, “sendo essa considerada tão importante para a comunidade surda e para a população em geral, pois quebra as barreiras do silencia que limitam a comunicação, de forma que ocorra inclusão social”, conforme complementa a educadora.

“Para o desenvolvimento da atividade foram utilizados sinais, realizados por meio da junção das mães e das articulações, além de expressos faciais e corporais. Para o entendimento do poema por todos os que estavam presentes, após a apresentação utilizando somente a Língua Brasileira de Sinais, os estudantes recitaram o poema juntamente com os sinais”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Machado de Assis clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE