Práticas pertinentes à infância engajam alunos de PG
Quinto ano A da Escola Professora Zilá Bernadete Bach contextualizou ações de combate ao trabalho infantil com rotinas saudáveis para as crianças
Publicado: 30/06/2022, 17:33
Quinto ano A da Escola Professora Zilá Bernadete Bach contextualizou ações de combate ao trabalho infantil com rotinas saudáveis para as crianças
O 5º ano A da Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach de Ponta Grossa, sob coordenação da professora Débora Alves Pereira, aprenderam que ‘trabalho infantil não é brincadeira’ em dinâmica realizada no dia 20 de junho. A docente destaca os principais pontos do trabalho, como citar que algumas tarefas pontuais e sem riscos podem ser realizados.
Neste contexto, lavar a louça ou arrumar a cama vão contra o conceito de trabalho infantil, sendo importantes na formação de valores humanos, como união e responsabilidade, explica a educadora. Outro ponto foi que os alunos puderam ver que ações governamentais estão sendo feitas para acabar com esse problema. No ínterim dos estudos, Débora passou um vídeo abordando o tema e, na sequência, os alunos puderam comentar sobre o que assistiram e relacionaram ao seu dia a dia, elencando as tarefas que fazem em seus lares.
“Após registro no caderno dessas tarefas, os alunos foram reunidos em grupos para montarem um quebra-cabeça de uma imagem de crianças em situação de trabalho infantil. Quando terminaram, um membro de cada grupo falou para a turma sobre a atividade e a razão de ser considerada trabalho infantil. Como conclusão foi realizado um cartaz coletivo que foi colocado no saguão para ser divulgado aos outros alunos da escola”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Zilá BernadeteBach clicando aqui.