Projeto 'Foco' amplia medidas sustentáveis em Piraí do Sul | aRede
PUBLICIDADE

Projeto 'Foco' amplia medidas sustentáveis em Piraí do Sul

Iniciativa é desenvolvida no 5º ano da Escola Rural Eurides Martins com foco na coleta seletiva e cuidados com o planeta; alunos recolheram resíduos nos entornos da instituição de ensino

Conceitos foram além dos muros escolares, com alunos aplicando o que aprenderam
Conceitos foram além dos muros escolares, com alunos aplicando o que aprenderam -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa é desenvolvida no 5º ano da Escola Rural Eurides Martins com foco na coleta seletiva e cuidados com o planeta; alunos recolheram resíduos nos entornos da instituição de ensino

O 5º ano da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul, sob coordenação da professora Rosângela Lopes, vem desenvolvendo um projeto denominado ‘Foco’, com objetivo de conscientizar alunos da instituição de ensino e toda a comunidade acerca da importância de cuidados com o meio ambiente, com práticas de reciclagem e sustentabilidade, tanto ao nosso redor, quanto nas esferas familiar, escolar e comunitária.

“Inúmeros resíduos descartados incorretamente poluem o planeta, sendo considerados vilões. Seu descarte inapropriado após o uso causa grande impacto ambiental, ocasionando danos ao planeta. Mas, a grande questão é: quem realmente é o vilão? O resíduo ou o ser humano que não descarta corretamente seu lixo no local correto? Afinal, quando descartado de modo correto, uma embalagem plástica, por exemplo, pode se tornar uma nova resina para a fabricação de novos produtos”, aponta a docente.

A educadora também cita que o plástico ou outros resíduos recicláveis, descartados em lixões, aterros, ruas, avenidas, florestas ou outro local que não seja adequado, gera impactos significativos ao meio ambiente – que vão além da contaminação do planeta, trazendo problemas dos mais variados, como a proliferação do mosquito da dengue e de outras doenças.

“Nosso foco principal é a conscientização do descarte apropriado do lixo no seu local correto, para evitar o contágio pelo mosquito da dengue e outros problemas que o lixo pode trazer. E, também, alertar as pessoas sobre a importância desse gesto são simples, mas que pode evitar muitos transtornos”, comenta Rosângela.

Neste ínterim, em sala, os alunos assistiram vídeos explicativas acerca da temática, com a importância da reciclagem, do descarte correto de resíduos. Assim, em uma roda de conversa, a turma comentou sobre suas rotinas em casa em relação ao lixo e materiais recicláveis, além dos cuidados que eles e os familiares tomam no seu cotidiano para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

“Trabalhamos, através de textos e desenhos, a importância em se cuidar do meio ambiente, o risco do descarte incorreto e a contaminação do solo e do lençol freático, que causam doenças e agravam a poluição do solo, do ar e da água. Trabalhamos, também, a importância da reciclagem: quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o meio ambiente sustentável para as gerações futuras. A reciclagem também é responsável pela renda de inúmeras famílias”, complementa a professora.

Por fim, a docente cita que a aula prática teve a limpeza nos entornos da escola, com lixo recolhido, além da identificação de focos do mosquito da dengue em locais como plásticos e copos. “Distribuiremos, ao longo do projeto, cartazes nas paredes da escola, nas lixeiras sobre a conscientização do descarte correto do lixo, dos cuidados com o ‘foco’ da dengue e sobre a importância da reciclagem”, conclui Rosângela.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Eurides Martins clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE