Docente destaca aplicação do Vamos Ler em 5º ano de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Docente destaca aplicação do Vamos Ler em 5º ano de Castro

Incentivo à leitura, temas como a covid-19 e entrevista com a diretora foram abordados na turma da Escola de Guararema

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Incentivo à leitura, temas como a covid-19 e entrevista com a diretora foram abordados na turma da Escola de Guararema

O 5º ano da Escola Municipal de Guararema, em Castro, puderam iniciar o projeto Vamos Ler – Geração Digital na segunda quinzena de maio. A professora da turma, Scheila Aparecida Samuel, comenta como foi todo o processo até a aplicação da iniciativa de mídia, educação e novas tecnologias, além dos benefícios que o projeto trouxe aos alunos.

“Considerando a necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus e o consequente fechamento das unidades escolares determinado por decreto municipal, a Escola Municipal de Guararema optou por estratégias alternativas de ensino, estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação”, aponta a docente.

Do dia 8 de fevereiro até 17 de maio de 2021, o ensino foi 100% remoto, com atividades diárias. A partir da segunda data, houve o retorno ao modelo misto (presencial e remoto), com a aplicação do projeto Vamos Ler na turma. Segundo a educadora, o projeto “visa inserir a leitura no cotidiano dos alunos, bem como contribuir para a criatividade, enriquecimento do vocabulário e melhora na escrita”.

Outro ponto destacado por Scheila é que o livro faz parte do cotidiano das crianças nas tarefas aplicadas, leituras de textos para responder questões de interpretação, entre outros. Contudo, elenca a docente, é preciso deixar que isso seja obrigação, tornando-se um ato prazeroso – viso que quando obrigadas, as crianças podem não sentir vontade de lerem constantemente.

“Dessa maneira, a escolha do tema se deu devido aos benefícios que a leitura traz em todas as fases da vida, apresentando aos alunos que os livros acrescentam uma bagagem riquíssima, contribuem para o pensamento crítico. Enfim, faz com que o leitor dê asas à imaginação. Por meio do ensino híbrido foi possível aliar a leitura com a tecnologia. Além da utilização dos aplicativos de leitura virtual, onde os alunos fazem leituras de e-books e matérias dos jornais locais”, complementa Scheila.

A professora conclui explicando que, primeiramente, houve um trabalho acerca da covid-19, com a leitura de cartilhas do tema por parte da turma. Na sequência, rodas de conversa esclareceram dúvidas. “Em seguida, fizemos uma entrevista com a diretora da escola, Renata Selmer, a qual falou referente aos protocolos de segurança sanitária que nossa escola está fazendo. Foi um momento de muito aprendizado para nossos alunos”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola de Guararema clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE