Visita à Mata Atlântica encanta turma de Castro no Vamos Ler
Alunos do 5º ano A da Escola da Vila do Rosário puderam visitar a Floresta Nacional (Flona) de Piraí do Sul por meio de um trabalho interdisciplinar e com consciência ambiental
Publicado: 03/05/2022, 17:19
Alunos do 5º ano A da Escola da Vila do Rosário puderam visitar a Floresta Nacional (Flona) de Piraí do Sul por meio de um trabalho interdisciplinar e com consciência ambiental
Uma aula passeio animou a turma do 5º ano A da Escola Municipal da Vila do Rosário, em Castro. Acompanhados da professora Janete Soares Machado, os alunos puderam explorar e conhecer mais a Flona (Floresta Nacional de Piraí do Sul), a Mata Atlântica do município vizinho, que é um patrimônio preservado perto de todos.
“O ambiente natural proporcionou aos alunos a observação da preservação de forma viva. Com os cuidados dos funcionários, fomos amparados pela bióloga Karina, o estagiário Leonardo e o senhor Elias. Durante a caminhada pelas trilhas dentro da mata, as crianças puderam aprender e apreciar a soberania da Araucária, nosso símbolo paranaense, a Imbuia e a erva mate, madeiras de lei. Além se encantar com as pegadas de animais e a forma que a bióloga Karina, detalhou ao longo da trilha”, comenta a docente.
A atividade uniu todos os componentes curriculares, com dados sobre Ciências, Geografia, História, Matemática e Língua Portuguesa. Além da troca de experiência, pelo conhecimento de Elias, que ressaltou a importância da sustentabilidade e preservação para o meio ambiente.
No retorno, a atividade seguiu fora da sala de aula, onde os alunos foram estimulados a vivenciar o momento de aprendizagem no seu ambiente cotidiano. Janete explicou que esse contato é necessário para que cidadãos criem hábitos de preservação a todas as formas de meio ambiente e além de contribuir na preservação ambiental.
Com auxílio de todos os funcionários da escola e da Flona, os alunos puderam viver algo mágico durante o estudo e passeio, já que de acordo com professora “a melhor forma de ensinar é aprendendo sempre”. A professora conclui: “Ao final da visita receberam mudas de repolho, pois estamos norteando o trabalho com a economia familiar e a possibilidade do plantio de uma mini horta nas casas dos alunos”.
Acesse o blog escolar da Escola da Vila do Rosário clicando aqui.