Culinária é recurso de aprendizado em Infantil V | aRede
PUBLICIDADE

Culinária é recurso de aprendizado em Infantil V

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Além de se divertirem e saborearem uma receita de bola, turma da Escola Evangélica de Carambeí teve vários ganhos pedagógicos e lúdicos</b>

Imagem ilustrativa da imagem Culinária é recurso de aprendizado em Infantil V
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Além de se divertirem e saborearem uma receita de bola, turma da Escola Evangélica de Carambeí teve vários ganhos pedagógicos e lúdicos

O Infantil V da Escola Evangélica de Carambeí pôde colocar a mão na massa em uma deliciosa atividade. Sob coordenação da professora da turma, Morgana Harms Ruth, os pequenos estudantes uniram receitas, com aprendizado da letra B, redundando em um bolo e trazendo uma experiência única a cada um deles.

“Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades significativo, como por exemplo, as que envolvem as aulas de culinária. Afinal, quando saímos da sala de aula e levamos os alunos para ambientes diferentes, como a cozinha, é possível aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades”, conta a professora.

Para ensinar mais sobre a letra B, um bolo foi a receita escolhida. Segundo Morgana, tornou-se possível enxergar além do objetivo - com a aula prática de receitas e alimentos sendo um estímulo a leitura das instruções, além de rótulos, ampliando o vocabulário e trazendo outros ganhos.

“Da mesma forma, a aula de culinária também ajuda com o raciocínio matemático, por meio da soma de ingredientes, conhecimento sobre medidas, contagem de tempo e temperatura. Juntamente, engloba o desenvolvimento da coordenação motora fina. Como os alunos estão colocando a ‘mão na massa’, é uma forma de desenvolver sua coordenação motora”, destaca a docente.

Assim, comenta a professora, traz-se outro benefício: a memória para executar receitas, tornando-se prática essencial, devido a sequência de ingredientes e ações a serem coordenadas em busca do resultado. Para complementar, a paciência para preparar o alimento também ganhou destaque, visto que o cozimento e refrigeração não são imediatos.

“Há também o desenvolvimento da concentração, que demandam atenção e foco para acertar medidas, formas de preparo e execução de instruções. Realmente, aulas que envolvem a culinária são uma excelente receita de aprendizagem”, conclui Morgana. Acesse o blog escolar da Educação Infantil da Escola Evangélica de Carambeí para conferir a galeria completa de fotos dessa atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE