Jardim Botânico é considerado unidade de conservação
Complexo ambiental carrega referências dos jardins franceses, que combinam harmonia e beleza
Publicado: 15/08/2024, 15:40
Apontado como a principal atração turística da capital paranaense, o Jardim Botânico com certeza está no roteiro daqueles e daquelas que visitam Curitiba. Inaugurado em 1991, a área verde, situada no meio da cidade, contribui para a conservação da flora local e da Mata Atlântica.
O nome do famoso ponto turístico homenageia a engenheira Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das grandes responsáveis pela urbanização de Curitiba. A marca do cartão-postal é a estufa botânica de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que abriga diversas espécies nativas e características do clima tropical. Construída em estilo art nouveau, a estrutura é formada por três abóbodas.
Além da inspiração londrina, o Jardim Botânico também carrega referências francesas em seus jardins. Os arbustos em formas triangulares se somam aos canteiros de flores centrais, que completam a beleza natural do espaço. Já os corredores verdes levam os visitantes até o chafariz, onde fica instalada a estátua “Amor Materno”, do artista polonês João Zaco Paraná.
O complexo também oferece mais atrações para os turistas, como o Jardim das Sensações, o Herbário do Museu Botânico Municipal - importante ferramenta de pesquisa ambiental, a Galeria das Quatro Estações, além de um bosque com área remanescente de Mata Atlântica, o que torna o Jardim Botânico uma unidade de conservação municipal. O espaço preserva espécies importantes, como a araucária, símbolo da flora paranaense.
Os horários de funcionamento do Jardim das Sensações, da Galeria das Quatro Estações e do Herbário Municipal podem ser consultados no site da Prefeitura de Curitiba.