Com 53 mil pessoas, parques estaduais movimentam a região | aRede
PUBLICIDADE

Com 53 mil pessoas, parques estaduais movimentam a região

Campos Gerais têm quatro parques estaduais, que atraem visitantes interessados em contemplar e se aventurar em meio à natureza

Parque Estadual do Guartelá recebeu 10.678 visitantes no primeiro semestre
Parque Estadual do Guartelá recebeu 10.678 visitantes no primeiro semestre -

Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As Unidades de Conservação (UCs) situadas nos Campos Gerais do Paraná alcançaram a marca de 53 mil visitantes em um único semestre. Os dados foram divulgados pelo Instituto Água e Terra (IAT), que administra as áreas naturais. Ao todo, 53.117 pessoas frequentaram os parques estaduais da região entre janeiro e junho de 2024. O levantamento considera as visitações feitas nas unidades de Vila Velha (Ponta Grossa), Guartelá (Tibagi), Vale do Codó (Jaguariaíva) e Cerrado (Sengés)

Em todo o Paraná, os 24 espaços de conservação abertos ao público receberam mais de 300 mil visitantes nos primeiros seis meses do ano. O valor é 5% superior ao mesmo período de 2023. É a primeira que este número é alcançado em um único semestre.

O estudo elaborado pela equipe da Diretoria de Patrimônio Natural (Dipan) do órgão ambiental revelou as UCs que se destacaram no período - o Parque Estadual de Vila Velha está entre elas. O atrativo turístico ponta-grossense recebeu a visita de 33.246 pessoas no primeiro semestre

“O IAT vem realizando nos últimos anos investimentos importantes nos parques estaduais, seja na infraestrutura dos espaços, na gestão conjunta com as prefeituras municipais ou na divulgação do patrimônio natural do Paraná. Todos esses fatores, somados ao maior interesse pela população por esse tipo de turismo, especialmente após a pandemia, levaram a esse aumento nas visitações”, explica o gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos. “Ainda há espaço para crescimento e estamos trabalhando para elevar esses números, ampliando e melhorando o serviço que é prestado aos usuários”, acrescenta.

ÁREA VERDE – O Paraná possui atualmente 73 unidades de conservação catalogadas pelo IAT, das quais 24 estão atualmente abertas para visitação. Esse montante compreende mais 26 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²), Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km², e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

Parque Estadual do Cerrado está localizado em Sengés
Parque Estadual do Cerrado está localizado em Sengés |  Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST.
  

Confira o número de visitantes nas unidades de conservação dos Campos Gerais, segundo informações do IAT:
Vila Velha - 33.246
Guartelá - 10.678
Vale do Codó - 8.746
Cerrado - 447

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE