PG terá programa de segurança alimentar com novo Restaurante Popular em 2026 | aRede
PUBLICIDADE

PG terá programa de segurança alimentar com novo Restaurante Popular em 2026

Além da unidade em Uvaranas, projeto impulsiona política pública com "refeitórios descentralizados" na cidade e outras iniciativas voltadas à nutrição dos cidadãos

O Restaurante Popular de Uvaranas terá capacidade para produzir 1,5 mil refeições por dia
O Restaurante Popular de Uvaranas terá capacidade para produzir 1,5 mil refeições por dia -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O lançamento do novo Restaurante Popular de Ponta Grossa, com instalação projetada no bairro Uvaranas, é um dos projetos mais ambiciosos da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social (Smfds) para 2026. Segundo Camila Sanches, secretária da pasta, após um ano de planejamento, os outros três anos na administração devem ser de execução dos projetos, com destaque para o programa de segurança alimentar que está sendo implantado no Município.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Sanches.
A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Sanches. |  Foto: Bernardo Rosas/aRede.

A partir deste projeto, outras frentes foram pensadas na Secretaria. "Graças a toda uma equipe técnica, inclusive o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, vamos trabalhar com editais voltados a esta pauta". Camila também explicou que a escolha do bairro Uvaranas para a implantação do projeto foi pensado ao mapear as regiões da cidade e entender que esta sofre com insegurança alimentar. "O trabalho de hoje é uma consequência. Agora temos a construção e compra de equipamentos, e acredito que até o fim do ano teremos um grande lançamento para a cidade". 

Outras frentes de trabalho dentro do programa de segurança alimentar são detalhadas pela secretária, que conta que os projetos foram desenvolvidos após a análise técnica de políticas públicas realizada pela equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). "Entendemos que a descentralização do Restaurante Popular também atende a questão da territorialidade", diz. A partir da construção em Uvaranas, a Secretaria avança em outra proposta, que é o refeitório descentralizado. "Teremos refeitórios em territórios do Município, em que as pessoas vão poder acessar o alimento de qualidade produzido pelo programa".

VÍDEO
aRede.info
Confira a entrevista completa no Portal aRede. | Autor: aRede.info
  

A pasta também olha para a oferta de conhecimento sobre nutrição, com cursos relacionados à introdução alimentar, orientações em casos de obesidade, e informações sobre nutrientes para refeições diárias. Camila avalia que, por se tratar de um público no qual são majoritariamente mães, as participantes também poderão transmitir e multiplicar o conhecimento com suas famílias e comunidades. Também serão realizados editais pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) pensados no reaproveitamento de alimentos antes considerados "descartáveis". "Por exemplo, alimentos de menor valor no mercado, como tomate e alface com um 'machucado', ainda pode ser reaproveitado em instituições de trabalho social na cidade. É saber usar os alimentos pelo olhar nutricional", declarou.

Pasta conta com grandes projetos em 2026

Camila aponta como as três grandes obras da gestão em 2026 a construção do Restaurante Popular, a reforma do Centro Integrado e a construção da Casa da Mulher Paranaense, sendo o último prestes a ser licitado em fevereiro por R$ 2 milhões, com obra prevista para acontecer no terreno ao lado do Centro de Referência da Mulher Brasileira. Segundo a secretária, este espaço promoverá o acolhimento, lazer e a qualificação profissional e tecnológica para mulheres na cidade. 

O planejamento foi estruturado em seis eixos temáticos fundamentais para a garantia dos direitos das mulheres.
O planejamento foi estruturado em seis eixos temáticos fundamentais para a garantia dos direitos das mulheres. |  Foto: Divulgação/PMPG.
  

Com relação a outros eixos de trabalho da pasta, como a Habitação, Camila lembra que a Secretaria está acompanhando o projeto da reurbanização do Parque das Andorinhas. Já a pauta do Direito das Mulheres traz novidades: na última semana, a pasta apresentou o primeiro Plano Municipal do Direito das Mulheres. O planejamento, realizado a partir de propostas e aprimoramento de ações e metas, traz estratégias para melhorar a situação da mulher em Ponta Grossa para a próxima década. "Política pública se faz com planejamento e investimento", declara Camila, que afirma ter um ano de grandes projetos para seguir ampliando o trabalho já crescente da Família e Desenvolvimento Social na cidade.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right