Criança de 4 anos tem graves crises e família pede ajuda para custear tratamento
Bryene Victória é autista de suporte nível 3, e sofre com esquizofrenia e epilepsia; ela está afastada da escola e precisa de medicamento de alto custo
Publicado: 06/10/2025, 15:59

A família de Bryene Victória pede ajuda para contribuições na campanha de "vaquinha digital", que serve como recurso para custear a compra da medicação para o seu tratamento. A criança de 4anos possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) de suporte nível 3, é não verbal, e sofre com epilepsia e esquizofrenia, bem como um laudo de retardo mental grave conforme sua neuropediatra.
Valéria dos Santos Pedroso, mãe de Bryene, é moradora do bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, e contou à Redação do Portal aRede que sua filha estuda na APAE de Ponta Grossa, mas precisou ser afastada há meses por conta de suas crises e agressividade. Segundo Valéria, a medicação certa para o seu tratamento é o Canabidiol 200mg, entretanto, ela recebeu pareceres negativos do SUS e da Prefeitura para receber o medicamento.
A mãe contou à equipe que já deu entrada judicial para o pedido do medicamento, mas isto leva tempo, e até lá, a campanha digital segue ativa. "O Canabidiol 200mg não é liberado facilmente, mas entrei com recurso judicial para que o Governo possa disponibilizar a medicação. Não tenho condições de arcar com este tratamento, por isso, solicito que compartilhem esta vaquinha para auxiliar nos custos da compra na farmácia, visto que o processo pode demorar um pouco até ser liberado".
Valéria disponibilizou um link na plataforma "Vakinha", basta clicar em "Quero Ajudar" para fazer uma contribuição. Acesse a campanha clicando aqui.