Aliel aparece na lista de parlamentares mais influentes do Brasil pela 2ª vez
Levantamento considerado um dos mais respeitados do meio político destaca os parlamentares que comandam os processos decisórios no Congresso Nacional
Publicado: 11/07/2025, 17:08

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) foi novamente incluído na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
O levantamento, considerado um dos mais respeitados do meio político, identifica os chamados “Cabeças do Congresso” — parlamentares com papel de destaque na formulação, articulação e condução das principais pautas do Parlamento brasileiro.
Esta é a segunda vez consecutiva que Aliel integra o grupo seleto, composto por 69 deputados e 31 senadores. A distinção reflete sua atuação destacada em temas estratégicos e de impacto nacional, especialmente nas áreas de cultura, educação, direitos sociais e sustentabilidade.
REPRESENTATIVIDADE - Para Aliel Machado, o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e da confiança da população. “Estar entre os mais influentes do Congresso pelo segundo ano seguido é motivo de muito orgulho. Esse reconhecimento não é só meu. É resultado de um time comprometido e, principalmente, da confiança das pessoas que acreditam no nosso mandato. Seguimos firmes, com humildade e coragem para continuar transformando a vida das pessoas”, declarou o deputado.
Segundo o DIAP, os “Cabeças do Congresso” se destacam por qualidades como capacidade de articulação, liderança em votações, influência nos debates e protagonismo político. Esses parlamentares atuam de forma decisiva nos rumos das discussões no Legislativo e contribuem diretamente para a construção de consensos e formulação de políticas públicas.
PROTAGONISMO - Aliel é o único ponta-grossense a ter presidido três comissões em Brasília: a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e a Comissão de Cultura. Ao longo de sua trajetória, foi relator de projetos relevantes, como o que garantiu alterações nas medidas educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), elaborado a partir da escuta de especialistas e da sociedade civil, por meio de audiências públicas em diversos estados.
O deputado também apresentou uma emenda, aprovada na Reforma da Previdência, que manteve o tempo mínimo de 15 anos de contribuição para a aposentadoria dos homens. Em defesa dos trabalhadores, foi agraciado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas. Como parlamentar, também defendeu o Piso Nacional da Enfermagem, o Piso do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Entre os projetos aprovados, está o que prevê a apreensão de armas de agressores de mulheres.
DEFESAS - Entre 2021 e 2022, como presidente da CCTCI, Aliel se posicionou em defesa da vacinação e atuou para reverter cortes de recursos no Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2023, foi homenageado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da ciência.
O deputado também é destaque nacional e internacional na defesa do meio ambiente. Como relator do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado em dezembro de 2023, Aliel se tornou referência na chamada ‘Pauta Verde’. Além disso, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Bioeconomia e foi vencedor do Prêmio Economia Verde. Atualmente, integra o Comitê Interinstitucional do ‘Pacto pela Transformação Ecológica’, que reúne lideranças dos três poderes em defesa das causas ambientais.
Com informações da Assessoria de imprensa