Ataque à imagem de Tiradentes causa revolta em PG
Guarda Municipal analisa imagens de câmeras de segurança para tentar identificar pichadores
Publicado: 21/07/2023, 15:53
Quem atacou Tiradentes? Os ponta-grossenses foram às redes sociais para denunciar a vandalização da estátua do líder da Inconfidência Mineira e patrono da Polícia Militar do Paraná. Os olhos e parte de trás da cabeça foram atingidos com tinta vermelha, numa evidente representação de mancha de sangue.
A estátua de Joaquim José da Silva Xavier se localiza na Praça Barão do Rio Branco, o Ponto Azul, praticamente em frente à Paróquia do Rosário e ao Colégio Estadual Regente Feijó. A Guarda Municipal Civil, por determinação da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, trabalha para identificar os envolvidos no ataque à imagem de Tiradentes. Este espaço é vigiado 24 horas por câmeras.
A Prefeitura, em nota ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã, informou que foram iniciados trabalhos para a limpeza da estátua e que o Município já iniciou uma inspeção em outros monumentos para verificar a situação e, caso necessário, proceder com os devidos trabalhos de manutenção.
GALERIA DE FOTOS
A primeira ocupação profissional de Tiradentes foi a de dentista (por isso o apelido), mas ele também foi um militar, no posto de alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, e ficou conhecido por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira, dentre os maiores movimentos separatistas organizados contra o autoritarismo da Coroa portuguesa no período colonial, no século XVIII, com o objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal. Devido a seus ideais, Tiradentes é considerado uma referência para a Polícia Militar.