Câmara está há quatro meses sem Corregedoria constituída na Casa | aRede
PUBLICIDADE

Câmara está há quatro meses sem Corregedoria constituída na Casa

Constituição da instância colegiada composta por membros da Câmara deveria ter ocorrido mediante votação dos parlamentares no final de 2022; presidente agendou votação para sessão ordinária da próxima quarta (03)

Celso Cieslak, Julio Kuller, Felipe Passos e Josi do Coletivo já formalizaram candidatura ocupar a função
Celso Cieslak, Julio Kuller, Felipe Passos e Josi do Coletivo já formalizaram candidatura ocupar a função -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Há quatro meses sem a definição de corregedor e demais membros da Corregedoria da Câmara Municipal de Ponta Grossa, os parlamentares devem definir a nova formação da instância colegiada na próxima semana. Segundo presidente da Casa, Filipe Chociai, esta votação deveria ter ocorrido no final do ano passado, junto com a eleição da Mesa Diretora.

“Não me cabe julgar fatores que impediram a deliberação em 2022, porém, nos cabe cumprir o Regimento Interno e as resoluções que orientam a composição, instalação e eventual execução dos trabalhos da Corregedoria. Em virtude disso, na próxima sessão ordinária, que acontece na quarta-feira (3), devido ao feriado do Dia do Trabalhador, cumpriremos o tramite necessário”, disse Chociai.

Segundo ele, a Corregedoria da Câmara cumpre uma importante função de preservação do mandato parlamentar e suas respectivas prerrogativas, cabendo a Corregedoria receber, analisar e julgar denúncias contra parlamentares, por infrações previstas no Regimento Interno e demais normativas.

Em 2021 e 2022, essa função foi ocupada pelo vereador Paulo Balansin, que até o fechamento dessa edição, não havia sinalizado interesse em retomar o cargo. Por hora, estão inscritos os vereadores Celso Cieslak, Julio Küller, Felipe Passos e Josi do Coletivo.

DIVERGÊNCIA

Devido a um entendimento da presidência sobre a Resolução 335/2008 e do Regimento Interno, não é permitido que os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação participem deste órgão colegiado. No entanto, após manifestação de alguns parlamentares, o entendimento será fundamentado pelo Departamento Jurídico da Casa. “Em respeito aos vereadores, encaminhamos a demanda para analise e por isso, realizaremos a escolha na próxima quarta, visando esclarecer a divergência apontada”, finaliza Chociai.

Nos últimos anos, denúncias contra vereadores de Ponta Grossa movimentaram a Corregedoria da Casa de Leis, que precisou analisar todo tipo de situação, como bate-boca no Plenário, denúncias por suposta violência doméstica e até mesmo possibilidade de ‘rachadinha’ e assédio sexual envolvendo parlamentar.

 Conforme estabelece a Resolução nº 335/2008, a Corregedoria  da Câmara deve ser constituída pela votação de cinco membros, cujo mandato será pelo período de dois anos.

DENÚNCIAS

Compete à Corregedoria zelar pela preservação da dignidade do mandato parlamentar e pela observância aos preceitos de ética e decoro parlamentar previsto nesta resolução, particularmente, receber denúncias contra vereadores por prática de ato atentatório ao decoro e à ética parlamentar e instruir os respectivos processos e  proceder à aplicação da sanção, nos casos de sua competência. O Corregedor Geral será escolhido pelo Plenário em primeira votação por maioria absoluta e em segunda votação por maioria simples

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE