Samu realiza simulação de acidente na Escola Aldo Bonde | aRede
PUBLICIDADE

Samu realiza simulação de acidente na Escola Aldo Bonde

Estudantes entre 4 e 10 anos assistiram à simulação e participaram de palestras

Estudantes entre 4 e 10 anos assistiram à simulação e participaram de palestras
Estudantes entre 4 e 10 anos assistiram à simulação e participaram de palestras -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos Campos Gerais realizou na manhã desta sexta-feira, 10, uma simulação de acidente na Escola Municipal Aldo Bonde, no bairro Neves. O evento faz parte do projeto Samu/Escola do município de Ponta Grossa, uma parceria entre Samu Campos Gerais (Cimsamu), Fundação Municipal de Saúde, e Secretaria Municipal de Educação. As crianças também acompanharam palestras sobre trotes e sobre a prevenção de choque elétrico. 

A ocorrência simulada se tratava de um acidente de uma criança que empinava pipa e recebeu uma descarga elétrica do fio de energia da iluminação pública. Na encenação, a mãe da criança, ao tentar socorrer, também acaba recebendo o choque. A simulação foi realizada por duas equipes do Samu, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e socorristas (ambulâncias básica e avançada), por duas equipes dos Bombeiros do SIATE, com um caminhão ABTR (bomba tanque resgate) e uma viatura de resgate, além de viaturas do Departamento de Trânsito e Guarda Municipal. 

 "O choque elétrico é uma das ocorrências que mais atendemos. Na maioria das vezes, são graves. Essa orientação para as crianças é importante, porque a curiosidade delas, muitas vezes, leva a atitudes que podem provocar acidentes", defende o Diretor de Enfermagem do Cimsamu, Rinaldo Levandoski. "Os trotes geralmente são realizados por crianças e adolescentes, por isso, é importante a conscientização da importância de não fazê-los", acrescenta.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, defende que a educação em saúde é fundamental. "As pessoas têm dificuldades para entender o que é urgência e emergência, o que é eletivo. É uma dificuldade nossa da área da saúde", afirma. "A criança escuta com atenção e replica em casa, o que nos ajuda na conscientização da comunidade. Sou fã desse projeto", garante. "O Samu é extremamente importante e, muitas vezes, a população tem a visão limitada à ambulância para transporte", explica. 

Rozângela Ribeiro, responsável pelo projeto Samu/Escola do município de Ponta Grossa, explica que a intenção é trazer um conhecimento voltado à prevenção de situações do dia a dia, como intoxicação por medicamentos, queimaduras, e o tema desta simulação, que é o choque elétrico. "É uma ocorrência bastante comum, que pode causar sérias consequências, inclusive pode levar até a morte. A facilidade que eles têm hoje com eletros, principalmente o celular, propicia acidentes deste tipo. Passamos informações de como prevenir e, se acontecer, quem eles vão acionar, o que vão fazer, para que seja evitado maiores acidentes ou envolva mais pessoas também", detalha. 

O repasse de informações é fundamental para a formação da população. "Quando bem informadas, as pessoas sabem como agir diante de emergências, como acionar o 193 (Siate) ou 192 (Samu) da forma mais ágil", garante o Capitão Bortolassi, do Corpo de Bombeiros. "Uma pessoa que está passando na rua, que se depara com uma emergência, não tem o preparo técnico para agir. Então, orientamos a sinalizar e repassar as informações do estado real da vítima e, se for o caso, dependendo da situação, direcionamos, pelo atendimento telefônico, procedimentos que vão ser vitais para salvar a vida da vítima em um primeiro momento. Logicamente, na sequência, deslocamos nossos recursos o mais rápido possível", garante. "Como aqui estamos simulando uma situação de choque elétrico, com uma criança empinando pipa, orientamos que não faça isso próximo à rede elétrica. Com certeza, existe um aspecto preventivo muito importante e o resultado disso é a diminuição dos índices desse tipo de ocorrência", finaliza. 

Segundo Juliano Augusto dos Santos, Diretor da Escola, para os estudantes é muito importante aprender sobre a prevenção de descargas elétricas. "São crianças que brincam bastante, então pra eles é muito válido saber do risco e como prevenir choques elétricos", diz. "Vai trazer um impacto grande, até porque já houve acidentes nas proximidades, com crianças que estavam soltando pipa e acabaram levando choque com a fiação elétrica", relata. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE