Projeto de segurança vem crescendo nos bairros de PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de segurança vem crescendo nos bairros de PG

Região + Segura surgiu em 2017 na vila Cipa e vem se expandindo em outras regiões da cidade

Ângelo Ruth foi o idealizador do Projeto: Região + Segura
Ângelo Ruth foi o idealizador do Projeto: Região + Segura -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Região + Segura surgiu em 2017 na vila Cipa e vem se expandindo em outras regiões da cidade

O projeto surgiu em 2017, da indignação dos moradores em relação à quantidade absurda de roubos e arrombamentos no Bairro de Oficinas. Apenas na rua Thaumaturgo de Azevedo, houve 18 ocorrências em 30 dias, segundo Ângelo Rodrigo, filho do criador do Projeto: Região + Segura. Diante dessa situação, os moradores se mobilizaram para criar uma integração maior entre os moradores e com as autoridades. O autor do Projeto foi Ângelo Ruth.

Os moradores estão organizados em vários grupos de aplicativo, onde é publicada toda situação suspeita como alerta para a vizinhança e também todo crime tentado ou consumado das vilas referentes ao respectivo grupo. Ao todo, atualmente são em torno de 3 mil moradores conectados e milhares de informantes de diversos segmentos da sociedade que enviam as informações ao administradores para publicação instantânea no grupo. 

A equipe de administradores ficam revezando durante o dia, conectados com a população. Por meio dessa cooperação, segundo morador do bairro, já foi possível evitar furtos, arrombamentos, assaltos e também contribuir com a Polícia para um melhor mapeamento das regiões que mais sofrem com a criminalidade, por meio da orientação que são prestados às vítimas sobre a importância de registrar o B.O, que inclusive pode ser feito de forma online no site da Polícia Civil. 

Houve um aumento considerado de denúncias, segundo Ângelo Rodrigo, um dos administradores dos grupos: “No início do trabalho, eram apenas 30% das situações que eram registradas na Polícia, no último mês já foram 50% e esperamos logo chegar em 100% para que Políticas Públicas na área sejam melhor planejadas”. Ângelo também ressalta a importância de uma maior integração entre os bairros e as autoridades: “Precisamos de maior integração entre as Autoridades e a Comunidade, assim, como sistema de câmeras monitoradas nas ruas, módulos policiais em regiões estratégicas nos bairros, maior patrulhamento, principalmente durante a madrugada, enfim, temos muito o que reivindicar na área da Segurança, como cidadãos não podemos viver como reféns de criminosos”, complementa Ângelo.

No início, há três anos atrás, eram somente alguns vizinhos da rua do Ângelo que participavam. Posteriormente foi crescendo em toda a vila (Vila Cipa), onde foi havendo melhor organização, e hoje são vários bairros, no qual cada morador permanece no grupo de acordo com sua respectiva Vila. Existem grupos nos bairros de Oficinas, Colônia Dona Luiza, vila Estrela, Ronda, Uvaranas, Snta Paula e Nova Rússia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE