Força-tarefa fiscaliza venda de peixes nativos no comércio de Ponta Grossa
Instituto Água e Terra de Ponta Grosa (IAT), secretarias municipais e Polícia Ambiental percorrem regiões comerciais da cidade para fiscalizar a venda de peixes nativos durante o período da piracema
Publicado: 27/11/2025, 12:00

O Instituto Água e Terra de Ponta Grossa (IAT) realiza uma operação de fiscalização em mercados e peixarias da cidade ao longo desta quinta-feira (27). A ação, que se iniciou às 9 horas da manhã, visa fiscalizar o comércio de peixes nativos em época de piracema em Ponta Grossa.
Conforme explicou o IAT ao Portal aRede, esta é uma das primeiras operações realizadas no Paraná que visam inibir a pesca predatória durante o período de reprodução dos peixes nativos. Como informou o instituto, durante o período da piracema, que ocorre entre setembro e março, pescadores e comerciantes devem respeitar o tempo de reprodução dos peixes a fim de garantir a preservação ambiental.
A operação está sendo realizada conjuntamente entre o IAT, a Polícia Militar Ambiental de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ponta Grossa e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa.
GALERIA DE FOTOS
SOBRE A PIRACEMA - Segundo o Governo Federal, a 'piracema' é um fenômeno natural onde os peixes nativos nadam contra a correnteza dos rios para encontrar locais propícios para a reprodução. O processo é classificado como 'fundamental', uma vez que ele garante a manutenção das espécies e o equilíbrio ecológico existente nos rios e lagos brasileiros. A palavra 'piracema' vem do tupi e significa 'subida dos peixes'.






























