Matemática: vaga na ‘D’ do Operário pode vir mesmo com eliminação | aRede
PUBLICIDADE

Matemática: vaga na ‘D’ do Operário pode vir mesmo com eliminação

Imagem ilustrativa da imagem Matemática: vaga na ‘D’ do Operário pode vir mesmo com eliminação
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A comissão técnica, diretoria e até mesmo os jogadores do Operário Ferroviário deixaram claro, no início da temporada, que o principal objetivo do clube durante o Campeonato Paranaense seria garantir a vaga na Série D do Brasileirão.

Após a classificação para a segunda fase do estadual na 3ª posição geral, o Fantasma está bem próximo desse objetivo. Para que a vaga na 4ª Divisão Nacional venha, o clube precisa ficar entre os dois melhores da classificação final – com exceção de Coritiba, Atlético-PR, Paraná e Londrina, que já possuem vagas nas séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Como funciona a classificação final?

De acordo com o regulamento organizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), o campeão e o vice do estadual ficam, respectivamente (e obviamente), com o primeiro e segundo lugar geral do Campeonato Paranaense. O terceiro lugar, assim como o quarto, serão definidos pelos jogos da semifinal. O derrotado que somar mais pontos dos dois jogos da semifinal - no sistema vitória = 3 pontos; empate = 1 ponto - fica com o 3º lugar. O outro clube ficará em quarto.

A classificação entre o 5º e o 8º lugar será definida pela soma dos pontos da primeira fase (pontos corridos) com a segunda (mata-mata). As quatro equipes eliminadas nas quartas-de-final irão compor as colocações de número cinco, seis, sete e oito. Durante os dois jogos das quartas, uma vitória dá mais três pontos para o time, que somam aos já conquistados durante a primeira fase. O empate dá um ponto, que também é somado. Ao final dos dois jogos (ida e volta), os clubes que não passarem para as semifinais (ou seja, eliminados) ficarão ranqueados de acordo com a soma dos pontos da primeira com a segunda fase.

Do 9º ao 12º lugar, as posições serão definidas pela classificação final do ‘Torneio da Morte’. O mais bem classificado ao final dos seis jogos ficará em 9º lugar, enquanto o segundo melhor fica em 10º. Os dois estarão automaticamente garantidos na Serie A do Paranaense em 2016, enquanto o 11º e o 12º estarão na Divisão de Acesso – ou seja, serão rebaixados.

O que o Operário Ferroviário precisa para garantir a vaga na D?

Teoricamente, o Operário Ferroviário se garante na Série D se ficar entre os dois melhores clubes na competição, com exceção dos que já possuem vagas em outras divisões nacionais – Coritiba (Série A), Atlético-PR (Série A), Paraná (Série B) e Londrina (Série C).

Sendo assim, caso o Operário Ferroviário chegue até a final, estará automaticamente classificado para a Série D, independente de quem esteja disputando a finalíssima com o Fantasma. No entanto, se o clube de Ponta Grossa for eliminado nas semifinais, ele terá fazer, nos dois jogos desta fase, mais pontos que o outro semifinalista derrotado.

Ainda existe uma remota possibilidade de o Operário Ferroviário ficar com a vaga na 4ª Divisão Nacional mesmo sendo eliminado pelo Paraná. Para que isso aconteça, o Cascavel deve ser eliminado pelo Coritiba nas quartas-de-final (independente de resultados), o J. Malucelli deve eliminar o Foz do Iguaçu (independente de resultados) e o Maringá precisa somar, nos dois confrontos diante do Londrina, menos pontos que o Fantasma contra o Paraná (no esquema de vitória = 3 pontos e empate = 1 ponto).

Nesta remota possiblidade, o Operário Ferroviário não avançaria até as semifinais, mas ainda assim ficaria com a quinta colocação geral. Isso se dá porque somente o J. Malucelli, dos clubes que não tem vagas em competições nacionais, avançaria para as semifinais (ficando entre os quatro primeiros ao lado de três outros clubes que não buscam a vaga). Assim, o quinto colocado geral (Operário), ficaria com a segunda vaga na Série D.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right