Tour cervejeiro incentiva o turismo em PG

Visitantes têm oportunidade para conhecer microcervejarias e pontos turísticos da região


Aliar os potenciais turístico e cervejeiro da região de Ponta Grossa, este é o principal objetivo de uma iniciativa de empresários que deu início a uma ação que visa estimular o turismo e o incentivo ao consumo e valorização das cervejarias locais da região. Um grupo de 15 turistas e consumidores de cervejas vindos de Curitiba estiveram em Ponta Grossa no último final de semana participando de um tour por algumas das principais microcervejarias da cidade e região, em uma ação que deve se repetir por mais vezes.

Rodrigo Laureano, sócio-proprietário da Steudel Cervejas Especiais ao lado de Jackson Steudel, explica que além da sua microcervejaria, os turistas conheceram as instalações da Schultz e Koch, outras cervejarias de Ponta Grossa, além da Usina Malte, em Witmarsun. “Muitas pessoas que tomam cerveja não conhecem o processo, então decidimos iniciar um trabalho diferenciado e surgiu a ideia de fazer esse tour. Este primeiro tour foi o piloto, a partir de agora é ir ajustando e melhorando esse processo”, explica Laureano, adiantando que uma nova edição do tour será realizada no próximo mês.

Nas próximas edições a intenção é ofertar – além das visitas às cervejarias – a oportunidade de os turistas conhecerem os atrativos naturais de Ponta Grossa durante o fim de semana. “A ideia é organizar o tour focado nas cervejarias, mas também focar nas belezas naturais. Além de apresentar a cervejaria, o objetivo principal é divulgar a região. O foco principal é a cerveja, mas a ideia é aproveitar esse polo que temos aqui, aliar o útil ao agradável, para que o visitante venha focado no tour e possa ficar o fim de semana na cidade”, detalha Rodrigo Laureano.

Daniel Wagner, gestor do Planalto Select Hotel Ponta Grossa e Diretor de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa, destaca a importância de atividades como esta para movimentar a economia local e impulsionar o setor de turismo e outros segmentos. “O importante de tudo isso é estar trazendo pessoas diferentes para a cidade, que vêm aqui conjugar os verbos do turismo: comer (e beber nesse caso), dormir, comprar e visitar. Tudo isso traz riquezas de outras cidades para cá e demonstra mais uma vocação turística que nós temos, e como podemos potencializar vocações da cidade e da região, para que sejam atrativos e chamem a atenção das pessoas de fora para nos visitar e movimentar a nossa economia”, argumenta.

Sabrina Borges Baracat, sócia-proprietária da Central Agência de Turismo, de Curitiba, que organizou o tour em Ponta Grossa, relata que houve a demonstração de interesse por parte dos clientes, e que a receptividade foi positiva, fazendo com que um novo passeio esteja programado para o mês de setembro. “Os clientes demonstraram interesse em fazer este tour e foi bem legal, eles gostaram bastante e a gente já está pensando para final de setembro realizar mais uma edição. A maioria dos visitantes não conhecia uma fábrica de cerveja. Eles acharam bem interessante e passaram a dar mais valor ao produto, à cerveja, porque muitas vezes o cliente não tem ideia do processo de fabricação, e após a visita acaba experimentando, conhecendo mais produto e posteriormente o consumindo”, afirma. Rodrigo Laureano reforça a importância de se fortalecer a economia local, e adianta que as próximas edições do tour devem atrair mais interessados e de diferentes regiões. “Neste primeiro foram 15 pessoas de Curitiba e estamos organizando mais um tour mais um tour em que devem vir de 20 a 30 pessoas, já estamos em contato com as agências em Curitiba para organizar o próximo tour. A tendência é não contemplar só o pessoal de Curitiba,mas de outras cidades do estado”, adianta. “A idealização é divulgar as cervejarias locais e tentar alinhar os pontos turísticos, trazer mais visitantes para a nossa região, e que esse fluxo seja algo mais constante. A ideia é fortalecer o comércio local. Temos muitas coisas boas que se consegue fazer aqui, então precisamos valorizar as cervejarias locais”, complementa.

O Diretor de Turismo da ACIPG destaca esse potencial cervejeiro de Ponta Grossa e os atrativos naturais que a cidade possui, sendo dois grandes motivadores do turismo na região. “Este tour é muito importante porque ele aproveita essa vocação e esse diferencial que Ponta Grossa tem. Hoje nós contamos com pelo menos seis microcervejarias, além das duas maiores megacervejarias do Brasil, que são as plantas da Heineken e da Ambev. Então para quem gosta do assunto de produção de cervejas, Ponta Grossa é ‘um copo cheio de opções’. Aliado a isso, há todas as possibilidades de visitação, de consumir nosso prato típico, de compor com um city tour pelo centro da cidade, ou visitar os nossos atrativos de ecoturismo, em especial os mais bem estruturados como Vila Velha e Buraco do Padre, e os demais que estão se estruturando”, finaliza Daniel Wagner.

 Da assessoria.

Ratinho exalta crescimento de PG e destaca a força econômica

Ratinho exalta crescimento de PG e destaca a força econômica...

Prefeita Elizabeth projeta futuro promissor para Ponta Grossa

Prefeita Elizabeth projeta futuro promissor para Ponta Grossa...

Desfile simbólico marca o aniversário de Ponta Grossa

Desfile simbólico marca o aniversário de Ponta Grossa...

'PG Competitiva' aborda o crescimento do setor imobiliário

'PG Competitiva' aborda o crescimento do setor imobiliário...

Investimento no Lago de Olarias garante conforto e lazer

Investimento no Lago de Olarias garante conforto e lazer...

Vereadores exaltam papel do legislativo no progresso de PG

Vereadores exaltam papel do legislativo no progresso de PG...

‘PG é uma cidade rara de encontrar’, diz Sanches Neto

‘PG é uma cidade rara de encontrar’, diz Sanches Neto...

Apoio da CCR RodoNorte moderniza infraestrutura de PG

Apoio da CCR RodoNorte moderniza infraestrutura de PG...

PG se desenvolve e caminha para o futuro sem esquecer sua tradição

PG se desenvolve e caminha para o futuro sem esquecer sua tradição...

Belezas de PG atraem turistas de todo o país

Belezas de PG atraem turistas de todo o país...

Prefeitura realiza premiação do Concurso Fotografe PG

Prefeitura realiza premiação do Concurso Fotografe PG...

Expo&Flor abre prazo para inscrições de projetos

Expo&Flor abre prazo para inscrições de projetos...

Bispo destaca ligação histórica entre PG e a Senhora Sant’Ana

Bispo destaca ligação histórica entre PG e a Senhora Sant’Ana...

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (15-09)

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (15-09)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS