PUBLICIDADE

Homicídios dolosos caem cerca de 50% em Ponta Grossa e região em 2025

Os roubos na região também caíram, passando de 739 para 522, um recuo de 29,3%

Segundo o coronel, o recuo dos crimes é resultado de ações estratégicas focadas na prevenção
Segundo o coronel, o recuo dos crimes é resultado de ações estratégicas focadas na prevenção -

Ponta Grossa e região tiveram 49,2% menos homicídios dolosos de janeiro a julho de 2025 em relação ao período homólogo. A comparação é de 65 em 2024 contra 33 neste ano. No feminicídio a queda é ainda mais substancial: o recuo deste tipo de crime foi de 83,3%. Os roubos na região também caíram, passando de 739 para 522, um recuo de 29,3%.

Segundo o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o recuo dos crimes é resultado de ações estratégicas focadas na prevenção. “Registramos redução significativa no número de homicídios na região e, de forma geral, no estado todo. Vimos a diminuição do número de furtos de veículos, e de furtos e roubos amplamente”, afirma.

Os furtos e roubos de veículos acumulados caíram 39,2%, sendo 43,4% menos furtos e 17,8% menos roubos. O crime de estupro também caiu nos primeiros sete meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024: foram registrados 11,4% menos crimes desta natureza. Os furtos em geral na região também caíram 11,8% e a somatória de furtos e roubos teve queda de 14%.

PARANÁ - A Secretaria da Segurança Pública do Paraná elaborou um levantamento que aponta a redução dos índices de criminalidade no estado, movimento que tem se apresentado contínuo. Os homicídios dolosos caíram 30,4% entre janeiro e julho de 2025 na comparação com o período homólogo. Os roubos também seguem a tendência de baixa, com 18,6% menos ocorrências dessa natureza na análise dos dados dos mesmos períodos de cada ano.

“Nossas polícias continuam colhendo resultados de queda nos índices de criminalidade em todo o estado. Temos infraestrutura, preparo tecnológico, além de maior efetivo e viaturas disponíveis. Todo esse aparato afeta a atuação da criminalidade no Paraná, o que faz com que a nossa população tenha mais segurança”, destaca o secretário Hudson Leôncio Teixeira.

Além de homicídios e roubos, o Paraná viu caírem expressivamente os crimes de furtos em 5,5%; os furtos de veículos em 19,7%; e os roubos de veículos em 27,6%. “São resultados que mostram uma curva de tendência nos últimos anos, comprovando que estamos no caminho certo. Com maior integração das forças de segurança, valorização do pessoal, treinamento, tecnologia e estrutura, estamos conseguindo atacar de forma consistente e contínua o crime organizado, tornando o Paraná um dos estados mais seguros do Brasil”, afirma o secretário.

INVESTIMENTOS - O Paraná alcançou o maior volume de recursos da história destinados à Segurança Pública, passando de R$ 2 bilhões em 2018 para R$ 7 bilhões em 2025, abrangendo todas as forças de segurança: Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Penal (PPPR) e Polícia Científica (PCIPR), sempre com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR).

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE