Ponta Grossa
Com aporte de R$ 7,9 mi, ‘Gabinete Verde’ será entregue neste ano
Nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está com 93% das obras finalizadas; local ficará no Parque Margherita Masini
Iolanda Lima | 10 de setembro de 2025 - 06:55

O ‘Gabinete Verde’ de Ponta Grossa, que sediará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), deverá ser entregue em dezembro deste ano. Com investimento de R$ 7,9 milhões, as obras estão 93% concluídas e em fase de acabamento - a informação é da Prefeitura Municipal (PMPG). O espaço está sendo construído no Parque Margherita Masini.
A nova sede tem mais de dois mil metros quadrados e teve investimento do ‘Fundo de Meio Ambiente’. Com uma arquitetura contemporânea, o ‘Gabinete Verde’ tem um visual integrado ao meio ambiente. Além disso, o local contempla captação de águas de chuva para reaproveitamento na edificação. Com isso, fazendo do espaço um polo de inovação e referência em políticas ambientais.

Para a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (União), o ‘Gabinete Verde’ é mais do que uma obra, mas “um símbolo do compromisso com a sustentabilidade e futuras gerações”. “Queremos que este espaço reflita os princípios de responsabilidade socioambiental e inspire práticas de cuidado com a cidade, com as pessoas e com o meio ambiente”, explica ao Portal aRede.
Já para a secretária de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, o Parque não ganhará somente a nova sede. “Nossa expectativa é entregar o prédio este ano, permitindo que Ponta Grossa ganhe não apenas a estrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas também um polo de inovação e referência em políticas ambientais”, destaca a responsável pela Pasta.
REVITALIZAÇÃO - Além da construção da sede da Secretaria, o Poder Executivo também prevê revitalizar o Parque Margherita Masini. O projeto ligará o Parque à Praça Pôr do Sol. Será ampliado em 1 mil metros um trecho para caminhadas - ainda a população terá à disposição uma academia ao ar livre, parquinho, além da recuperação da cachoeira que existe na área.
Outra proposta para a revitalização do Parque é criar um jardim sensorial em trecho da pista de caminhada para fazer a inclusão de visitantes por meio dos sentidos, com plantas nativas, aromáticas e medicinais. Esse trecho deve contar com identificação em braile para que visitantes com deficiência visual tenham mais inclusão durante seus passeios.
Por fim, Elizabeth reforça que o projeto da Prefeitura “está construindo um legado de respeito, consciência e desenvolvimento em harmonia com a natureza no coração do Parque Margherita Masini”, finaliza a liderança municipal. Todos os trabalhos tinham a previsão de serem entregues ainda em 2024. Após a conclusão das obras, um evento deverá ser realizado pela celebrar a conquista de Ponta Grossa.