Ponta Grossa
Museu Campos Gerais será homenageado por seus 75 anos de existência
Câmara Municipal aprovou uma ‘Moção de Aplausos’ a todos os integrantes que atuam na manutenção da instituição
Iolanda Lima | 09 de setembro de 2025 - 01:50

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em sessão realizada durante a tarde desta segunda-feira (8), uma ‘Moção de Aplausos’ em homenagem ao aniversário de 75 anos do Museu Campos Gerais, uma das principais instituições permanentes da cidade. A ação será dada a todos os professores, acadêmicos, servidores e colaboradores que atuam para a manutenção da instituição.
Ao Portal aRede, o diretor-geral do Museu, professor Niltonci Batista Chaves, celebrou este reconhecimento por parte do Poder Público. Em sua fala, Niltonci destacou a importância deste tipo de ação, principalmente pelo papel histórico exercido pelo museu e também a sua pluralidade de ações que são promovidas e executadas na instituição.
“Para nós é muito importante este reconhecimento os poderes públicos com relação aos 75 anos da nossa instituição. O museu é um patrimônio da cidade de Ponta Grossa, é o segundo museu mais antigo do Paraná, é o museu universitário mais antigo do Paraná”, destacou o professor.
Em sua fala, Niltonci relembrou que a instituição hoje é utilizada não somente para a exposição, mas também como um espaço de ensino para o curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), integração com diversos museus do Paraná, museus universitários e laboratório, por exemplo. O professor explicou que a moção é motivo de 'orgulho' para os membros da instituição.
“Recebemos essa homenagem com um orgulho muito grande e com satisfação em perceber que o nosso trabalho na gestão do museu, dentro da estrutura de uma universidade pública importantíssima para a cidade e para a região. Esta ação é a resposta que esse trabalho vem sendo reconhecido” completou.
SOBRE O MUSEU - Fundado no dia 15 de setembro de 1950, o Museu Campos Gerais é o segundo museu mais antigo do Paraná e o museu universitário mais antigo do estado. Atualmente, a instituição, localizado no Centro de Ponta Grossa, promove diversas atividades em sua estrutura, como exposições, aulas do curso de História da UEPG, além de interlocução com outros museus de todo o estado.
CONSELHO DA COMUNIDADE - O professor Niltonci Batista Chaves é um dos 14 membros que atualmente integram o quadro de conselheiros do ‘Conselho da Comunidade’ produzido semanalmente pelo Grupo aRede. Niltonci representa a área de História do projeto e recentemente comentou sobre as ações de reestruturação dos fundos de vale em Ponta Grossa.