PUBLICIDADE

Lei do Transporte Coletivo deve melhorar serviço em PG

Além da redução na tarifa, projeto em discussão na Câmara amplia gratuidades para os usuários e aumenta acesso ao serviço público com integração de transporte nos distritos

Melhorias estão previstas para o novo contrato de concessão do serviço de transporte público
Melhorias estão previstas para o novo contrato de concessão do serviço de transporte público -

Caso seja aprovado e executado como previsto, a nova Lei do Transporte Coletivo em Ponta Grossa deve melhorar a prestação do serviço para os usuários do sistema. Na última quarta (15), a Prefeitura protocolou na Câmara um projeto de lei substitutivo ao original que estava em discussão desde outubro, já incluindo emendas propostas pelos vereadores. Com a aprovação da lei, novidades como a redução da tarifa para R$ 4 e integração do transporte rural para os distritos de Guaragi, Uvaia e Itaiacoca já começam a ser implantadas. 

“Nós nunca tivemos o transporte coletivo no interior da nossa cidade. Antes da licitação, a prefeita se comprometeu conosco, o secretário Henrique [do Vale] já tem o modelo que vai disponibilizar esse serviço, e os três distritos da nossa cidade terão uma tomada de preços emergencial para poder fazer um trabalho até que se licite a nova concessão. Então muito em breve, esses moradores estarão sendo atendidos com essa integração”, antecipou o vereador e líder do governo, Julio Kuller. 

Já a partir da nova concessão, que depende da aprovação do projeto de lei para o trâmite de licitação, estão previstas outras mudanças no sistema, como a revisão das gratuidades no transporte, hoje válidas somente para idosos e pessoas com deficiência. O projeto de lei inclui nas gratuidades outros públicos, como crianças com transtorno do espectro autista, atletas inscritos nos programas da Secretaria de Esportes e alunos das oficinas culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. 

“Fizemos essa ampliação porque a gratuidade não irá mais impactar no valor da tarifa, como acontece hoje na concessão atual. Dessa forma, foi possível incluir um público que estava fora dessas gratuidades, mas vinha demandando pelo acesso ao transporte público gratuito”, explica Kuller.

Além disso, o projeto prevê para a nova concessão do transporte público outras melhorias, como a possibilidade de desembarque fora das paradas - desde que no trajeto regular - entre 21h e 6h, como forma de garantir mais segurança aos usuários que utilizam o transporte neste horário. 

EXPECTATIVA

De acordo com o líder do governo, a expectativa é que este PL seja aprovado até o final do mês, para que a partir do início de abril já seja possível implantar a redução da tarifa, com subsídio de R$ 26 milhões ao ano pela Prefeitura, iniciada a tomada de preços emergencial para o transporte rural, e realizada a licitação para nova concessão.

GRATUIDADES

O projeto de lei inclui nas gratuidades outros públicos, como crianças com transtorno do espectro autista, atletas inscritos nos programas da Secretaria de Esportes e alunos das oficinas culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.

TRANSPORTE RURAL

Está prevista a integração do transporte nos distritos rurais de Itaiacoca, Uvaia e e Guaragi. O serviço deve iniciar com uma toma de preços emergencial e ter continuidade com a empresa vencedora da licitação na nova concessão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE