Ponta Grossa
Küller é empossado presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sul
Grupo tem como objetivo fortalecer os legislativos municipais, auxiliando no desenvolvimento da comunidade de toda a região
Kadu Mendes e Rodolpho Bowens | 08 de maio de 2025 - 04:20

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), Julio Küller (MDB), foi empossado como presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sul (Ascamsul). A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (7), na sede do Poder Legislativo. O vereador ponta-grossense ficará à frente do grupo durante a gestão 2025-2027.
Em entrevista ao Portal aRede, Küller falou sobre a importância em assumir o comando da Ascamsul nos próximos anos. “É uma grande responsabilidade e também uma honra. Temos uma entidade que nasceu da união entre regiões históricas, com o propósito de fortalecer o papel do Legislativo municipal”, comentou o parlamentar.
Além disso, o presidente da CMPG explicou como será sua atuação em frente à Ascamsul. “A posse da nova diretoria marca o início de um ciclo de trabalho coletivo, transparente e comprometido com o desenvolvimento dos nossos municípios por meio do fortalecimento dos parlamentos locais”, destacou, lembrando que o novo grupo também pregará a união dos vereadores.
INTEGRANTES - A nova Mesa Executiva da Associação terá os seguintes parlamentares:
- Presidente: Julio Küller (Ponta Grossa);
- 1º Vice-Presidente: Adilson Passos Felix (Jaguariaíva);
- 2º Secretário: Selmo De Lima Vieira (Irati);
- 2º Vice-Presidente: Hillebrand 'Brandão' de Boer (Sengés);
- 1º Tesoureiro: Sérgio de Oliveira (Carambeí);
- 1º Secretária: Jussara Martins (Rio Azul);
- 2º Tesoureiro: Wesley ‘Lello’ Carneiro Ulrich (Arapoti).
De acordo com o novo presidente, aproximadamente 30 municípios estarão participando da Ascamsul. Com isso, totalizando mais de 100 vereadores discutindo o desenvolvimento das cidades da região dos Campos Gerais.
HISTÓRIA - A Associação das Câmaras Municipais do Sul representa a força coletiva dos vereadores que, unidos, fortalecem o Poder Legislativo Municipal. A entidade foi constituída a partir da convergência de importantes associações regionais, que antes atuavam isoladamente. Agora unidas, fortalecem de maneira integrada os parlamentos municipais.
Essa união não foi apenas administrativa – ela simbolizou o reconhecimento de que os desafios regionais precisam de respostas conjuntas e de um parlamento municipal articulado e valorizado. A união entre os legisladores municipais vai além de reuniões e eventos – ela representa a construção de uma voz coletiva, mais forte, mais ouvida e mais respeitada.
Cada Câmara participante contribuirá diretamente para que os legislativos deixem de ser coadjuvantes e passem a ser protagonistas nas decisões que afetam a população. Confira como foi o evento da posse da nova diretoria na transmissão ao vivo do Portal aRede no vídeo abaixo: