PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem BAR NOSTALGIA
-

Na semana visitei o Jovercindo Pereira Filho,proprietário do Botequim da Antártica Original. Fundado em 2005, o botequim difere dos outros existentes pela decoração, repleta de objetos nostálgicos. O colecionador conhecido por Pereira pode dizer que mantém vivas lembranças em materiais que contam um pouco da história do comércio de Ponta Grossa. Há um armário colocado em uma das paredes do estabelecimento que pertenceu a antiga Casa Romano. Hoje dentro dele estão antigos canecos, garrafas de bebidas antigas, material decorativo, e outras curiosidades. Numa parte elevada tem antigos engradados de madeira, barris de chope, um aparelho de antiga TV, rádios, máquinas de escrever e “otras cositas mas”.


COMÉRCIO RELEMBRADO

Entre os objetos colecionados estão uma caixa registradora das Casas Reunidas, relembrando Constâncio Mendes e senhora, então conhecidos proprietários da loja de tecidos. Material da tradicional Casa Rio Branco que situava-se no local onde hoje está o Posto. Material do Magazin Ricardo Kossatz e da Loja Auto América outra antiga registradora. E material de antigas instalações do Magazin do Povo. Jovercindo guarda com carinho uma bandeira que ganhou do bugrino Paulo Cordeiro, bem como uma foto dele que foi um dos seus fregueses. Paulo Cordeiro tinha ligações profissionais e de amizade também com este redator. Paulo nos deixou há pouco tempo, mas a lembrança permanece.


DECORAÇÃO NOSTÁLGICA

Também nas paredes do Botequim estão muitas fotos antigas e o mobiliário (mesas e cadeiras) foram feitos à semelhança de inúmeros botequins que Pereira visitou até mesmo em Buenos Aires.O assoalho e o forro foram também escolhidos para dar a ideia de um ambiente envelhecido.Por falar nisso, o prédio é tombado e sua reforma levou algum tempo a espera de liberação.Hoje é o ponto de encontro de muitos ponta-grossenses que relembram os antigos bares. A destacar ainda o óbvio. Há vários quadros e motivos relembrando a Cerveja Original que era fabricada em Ponta Grossa pela Antártica. 


BOTEQUINS

O livro já citado aqui no Nostalgia, quando fui presenteado pelo amigo João Vargas Junior, teve muito a ver com o Botequim da Original . Muitas fotos foram tiradas no antigo prédio da Rua XV de Novembro, com Augusto Ribas ou Rua das tropas. O livro foi escrito por Niltonci Batista Chaves e Robson Vinicius Rumbelsperger, com fotos de Rodrigo Czekalski.

DEZ ANOS


Em homenagem aos dez anos, o Botequim Original produziu uma coleção de “Bolachas” para copo de chope com cenas interiores e da fachada, com uma foto mostrando um poste de iluminação do tipo antigo.
Parede com quadros ligados a equipes esportivas, outro hobby do colecionador Pereira
Outro momento da visita, vendo ao fundo a antiga registradora da Casa Reunidas
Redator passando as mãos de Jovercindo uma flâmula da Original dos anos 50, para integrar a coleção do Botequim. E também flâmula da antiga Cerveja Mossoró e dos 25 anos da PRJ-2 ( 1965)

BAR NOSTALGIA
BAR NOSTALGIA BAR NOSTALGIA BAR NOSTALGIA BAR NOSTALGIA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE NOSTALGIA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE