PUBLICIDADE

Atitudes para conter o desperdício em casa (14/07)

Atitudes para conter o desperdício em casa

Imagem ilustrativa da imagem Atitudes para conter o desperdício em casa (14/07)

A torneira pingando, as luzes da casa inteira acesas. Estas entre outras situações, multiplicadas por milhões de pessoas, em 365 dias por ano, dá para ter uma ideia da dimensão estrondosa do desperdício que ocorre no mundo todo. Em 2025, duas em cada três pessoas no mundo não terão água para beber, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Para se ter uma ideia, um cano com apenas um furo do tamanho da cabeça de um alfinete, derrama 2,8 mil litros de água em 48horas. Em um ano esse furo vazaria mais de 1 milhão de litros de água, esse valor multiplicado por 50 anos representa o equivalente ao que jorra durante um minuto pelas cataratas do Iguaçu.

Motivos mais que suficientes para consertar com urgência qualquer vazamento. Parece ‘balela’; mais é a pura realidade. Segundo o Instituto Akatu, um brasileiro gasta por ano uma quantidade de papel equivalente a duas árvores. Reutilizar e reciclar papéis pode salvar uma árvore e meia por ano e ainda economizar 2 mil litros de água e 120 litros de petróleo gastos na fabricação de papel. Preste atenção se você não está gastando folhas de papel sem necessidade, e procure reaproveitá-las sempre que possível. Outro desperdício absurdo, é o lixo domiciliar que é composto em grande parte por comida. De acordo com a pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, o Brasil descarta 60% desse resíduo. Sendo 60 milhões de toneladas de lixo despejados no solo brasileiro. Sendo que, a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de restos de alimentos são desperdiçados e o restante ficam por conta dos entulhos.

Outro fator muito importante para preservar o meio ambiente, é aprender a reciclar o lixo que acumulamos no nosso dia a dia. Para isso, temos que aprender a separar o lixo orgânico do reciclável. Algumas capitais já estão adotando este sistema com grande êxito. O lixo reciclável deve ser limpo, e não ser misturado com restos de alimentos. Às vezes achamos que é trabalhoso, mas precisamos nos conscientizar que estamos ajudando 160 mil brasileiros que recolhem papéis, latas, plásticos e outros objetos, e que ganham o seu sustento coletando estes materiais.

Confira algumas dicas que podemos fazer para o bem do nosso planeta:

>PAPEL - Use os dois lados do papel, tanto para escrever como para imprimir. Revise o texto na tela do computador, antes de imprimi-lo.

>ALIMENTOS - Evite fazer grandes compras mensais. Compre tudo em quantidades menores. Não compre produtos em quantidades exageradas só porque estão em promoção. Consuma logo vegetais e frutas que são os primeiros a estragar. Também procure comprar em pequenas quantidades.

>ELETRICIDADE - Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada e se possível não durma com a TV ou equipamento de som ligado. Evite guardar alimentos quentes na geladeira, pois isso exige maior esforço do motor. Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que consomem menos energia. Acostume-se sempre apagar as luzes dos ambientes desocupados. Fontes: Revista Bons Fluidos e algumas sugestões da internet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE FLUIDOS POSITIVOS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE