Dinheiro
DAF celebra a marca de 10 mil caminhões produzidos em um ano
No final de 2024, a DAF dez uma postagem em suas redes sociais, comemorando o marco da produção dos 10 mil caminhões no ano
Fernando Rogala | 20 de janeiro de 2025 - 09:10
A DAF Caminhões Brasil, que possui sua unidade fabril em Ponta Grossa, alcançou um marco histórico em 2024: montar 10 mil caminhões no período de um ano. A marca foi celebrada no dia 19 de dezembro, quando foi realizada a entrega simbólica do caminhão de número 10 mil do ano para a empresa Videira Transportes. A cerimônia foi realizada na fábrica, no fim de um ano que foi recorde de vendas para a empresa no Brasil – o ano foi positivo a ponto de subir uma posição no ranking nacional e se tornar a quinta montadora que mais vendeu e emplacou caminhões no país, superando a Iveco.
No final de 2024, a DAF dez uma postagem em suas redes sociais, comemorando o marco da produção dos 10 mil caminhões no ano. “Esse marco é o resultado do nosso compromisso em oferecer caminhões robustos e eficientes, consumir relacionamentos sólidos com nossos clientes e manter um pós-venda em constante crescimento”, postou a empresa.
Luiz Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, também destacou o feito, demonstrando a satisfação e a alegria com a marca. “Estou muito feliz em compartilhar que alcançamos a marca de 10.000 caminhões produzidos em 2024. Tivemos o prazer de entregar a unidade 10 mil à Videira Transportes, um cliente e parceiro que muito valorizamos. Quero expressar minha gratidão à equipe da Videira Transportes pela confiança em nosso trabalho”, revelou o diretor.
MERCADO - Números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que mede o mercado automotivo através dos emplacamentos, apontam que a DAF concluiu 2024 com um total de 9.624 caminhões emplacados no Brasil. Na comparação com 2023, quando foram registrados 8.344 emplacamentos, houve um aumento de 1.280 caminhões vendidos, o que significa um incremento de 15,34% nas vendas no período de um ano. Cabe lembrar que além de produzir caminhões para o mercado nacional, a DAF também exporta.
MODELOS - A DAF atua nos segmentos de semipesados e de pesados. Entre os semipesados, o CF 310 passou a aparecer no ranking nacional, se destacando na nona colocação, com 1.501 caminhões emplacados, valor que representa 4,21% do mercado do segmento.
Já entre os caminhões pesados, a DAF se destacou, com dois modelos entre os seis mais vendidos. O XF 530 foi o terceiro caminhão mais vendido do país, com 4,6 mil unidades comercializadas, após ampliar as vendas em 11,4% (em 2023 foram 4,1 mil); enquanto que o XF 480 foi o sexto modelo mais vendido, com 3,1 mil unidades comercializadas. Somando esses dois modelos, foram 7,7 mil emplacamentos, valor que representa 12,5% do mercado de pesados.