PUBLICIDADE

Fábrica da XBRI em PG terá Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Multinacional do setor de pneus pretende desenvolver estudos para nacionalizar tecnologias atualmente dominadas por empresas estrangeiras

Empresa será capaz de produzir mais de 1,2 milhão de pneus por mês em Ponta Grossa
Empresa será capaz de produzir mais de 1,2 milhão de pneus por mês em Ponta Grossa -

O investimento realizado pela XBRI em Ponta Grossa, de R$ 1,5 bilhão, vai além da construção da maior fábrica de pneus do Brasil. A empresa brasileira, que tem como controladora a Sunset Tires, com sede na China, confirmou que também construirá na cidade um Centro de Pesquisas e Inovação, com o principal objetivo de nacionalizar tecnologias atualmente dominadas por empresas estrangeiras. A empresa também confirmou que a previsão é de que a fábrica comece a produzir pneus no primeiro semestre de 2027.

“Com a nova fábrica, iremos nacionalizar tecnologias hoje dominadas somente por companhias estrangeiras, criando uma verdadeira ‘Escola da Borracha’ no Brasil”, explicou Nabil Chamseddine, CEO da Sunset Tires. Além disso, a XBRI garante que o projeto da fábrica terá o que existe de mais moderno no segmento, com grande foco na sustentabilidade. A prova disso será a ampla reciclagem de produtos para o processo produtivo e o reuso da água utilizada no processo produtivo.

Empresa já atua no mercado nacional
Empresa já atua no mercado nacional |  Foto: Divulgação
  

A empresa já fez a aquisição do terreno em Ponta Grossa, com uma área de 330 hectares, o que equivale a um espaço total de 3,3 milhões de metros quadrados. Dentro dessa área, a empresa construirá uma planta fabril com 500 mil metros quadrados. Agora, a empresa trabalha com o processo de licenciamento ambiental, em busca da licença prévia, para poder iniciar as obras.

Quando pronta, a fábrica poderá produzir 14,5 milhões de pneus por ano. A maior parte dessa fatia será em pneus para automóveis de passeio, com capacidade de fabricar 1 milhão de pneus por mês – ou o equivalente a mais de 33 mil por dia. O restante, 2,5 milhões anuais (cerca de 208 mil por mês), fica por conta dos pneus para veículos de transporte rodoviário (caminhão e ônibus), máquinas agrícolas e de mineração.

De acordo com a XBRI, o novo parque fabril gerará milhares de empregos diretos e indiretos e refletirá o compromisso de longo prazo da XBRI Pneus com o crescimento e o desenvolvimento econômico do País. “Ao apostar no crescimento da marca no Brasil, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do País e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, salienta Nabil.


INTERNACIONAL

Além do objetivo principal de atender o mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e a indústria automotiva nacional, a planta funcionará como plataforma de exportação para os Estados Unidos e Europa. E é justamente acreditando nessa expansão do mercado no Brasil, que hoje conta com uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, que a empresa está investindo na cidade: em 2023 a fabricante comercializou mais de 3,5 milhões pneus no país e estima ter fechado 2024 com um volume 20% superior, ou seja, com cerca de 4,2 milhões de unidades vendidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE