PUBLICIDADE

TJPR prevê que novo Fórum de PG seja entregue em junho de 2028

O prazo estimado para a licitação é de 120 dias. Após a conclusão do certame licitatório, o prazo de execução da obra será de 32 meses

Projeto para a construção do novo Fórum
Projeto para a construção do novo Fórum -

O edital de licitação para a construção do novo edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa deve ser republicado até o final deste mês. A informação foi confirmada pela reportagem junto do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). O prazo estimado para a licitação é de 120 dias. Após a conclusão do certame licitatório, o prazo de execução da obra será de 32 meses.

Dessa forma, a previsão de entrega do novo prédio do Poder Judiciário de Ponta Grossa é para junho de 2028. O montante que será investido para a obra é de aproximadamente R$ 104,4 milhões.

No último dia 11, completou-se um ano da solenidade de lançamento da pedra fundamental do novo Fórum. O evento, que reuniu lideranças dos Três Poderes, serviu como forma de anunciar a obra oficialmente. Contudo, em visita realizada na última semana, no terreno que abrigará o prédio, a reportagem constatou que não havia vestígio de quaisquer obras no local, o que instigou o Portal aRede a buscar informações sobre o trâmite da construção do Fórum.

Neste sentido, a presidente da Subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PG), Mariantonieta Pailo Ferraz foi procurada, para que pudesse explicar como a entidade acompanha a situação. Em resposta, ela revelou que o órgão já havia iniciado tratativas junto ao TJ/PR na tentativa de buscar informações quanto ao andamento do processo das obras do novo Fórum Estadual da cidade. “Estamos nas tratativas iniciais para requerer não só essa questão do Fórum, como a outra questão relacionada à advocacia”, disse Mariantonieta, na ocasião.

Ela contou que houve uma primeira reunião, na qual o vice-presidente da OAB/PG, Rubens Florenzano, apresentou a pauta para debater a nova sede do Fórum junto ao gabinete da presidência do TJ/PR. “Fomos prontamente atendidos. Aguardamos a agenda oficial, para tratarmos do assunto. Queremos debater o início das obras do novo Fórum”, explicou Mariantonieta.

Com a confirmação da informação sobre o novo prazo estimado para a republicação da licitação, o encontro formal entre a OAB/PG e o TJ/PR deve ocorrer nas próximas semanas, para que o Judiciário possa contextualizar a situação perante a classe advocatícia.

INFRAESTRUTURA - O novo Fórum ficará na região de Oficinas. O espaço estará localizado na rua Alberto Scarpin, com a rua Christiano Kratsch e rua Doutor Luiz Conrado Mansani. O anteprojeto arquitetônico foi elaborado pela Coordenadoria de Edificações e Infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura (SG-SI-CED). A área total do terreno, segundo o edital, é de 17.011,12 m².

O espaço, que vem para substituir o atual Fórum de Ponta Grossa, será “composto por dois blocos, sendo um subsolo, um pavimento térreo, três pavimentos intermediários em um dos blocos interligados e quatro pavimentos intermediários no outro bloco interligado, 1 pavimento técnico, cobertura, uma central de utilidades e um estacionamento externo”.

DEMANDA – A construção de um novo Fórum é um desejo antigo do município ponta-grossense. O primeiro espaço foi inaugurado ainda em 1928, onde hoje é a sede do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A expectativa inicial era a publicação do edital ainda em setembro de 2023, quando Ponta Grossa completou 200 anos de existência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE