PUBLICIDADE

Conselho de Saúde dialoga sobre nova votação de UPA

Votação ocorrerá em reunião da próxima terça-feira (30)

UPA Uvaranas foi alvo de polêmica nos últimos dias
UPA Uvaranas foi alvo de polêmica nos últimos dias -

O pleno do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ponta Grossa se reuniu, na noite da última quarta-feira (24), para dialogar sobre votação anterior referente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, na qual o órgão decidiu pela não abertura da porta de atendimento às urgências. Na reunião também houve encaminhamentos para que fosse realizada uma nova votação, que deve ocorrer na próxima terça-feira (30).

No encontro, as entidades de usuários, de prestadores e trabalhadores, e a própria gestão municipal reafirmam a importância do CMS como órgão deliberativo conforme define a lei, eleito democraticamente, e a necessidade de abrir o diálogo para que o controle social seja definitivamente cumprido. Neste sentido, a reunião retrata a construção de um novo cenário para a gestão da saúde municipal, que contemple os diversos apontamentos feitos nas reuniões do Conselho anteriormente. "Estes apontamentos visam sempre a qualidade do serviço e o melhor atendimento ao usuário, que sofre diariamente com as UPAs Santana e Santa Paula superlotadas, sendo insuficiente para solucionar este problema a implantação de uma nova UPA", consta a nota emitida pelo Conselho. 

Ainda na nota, o CMS destaca haver um consenso sobre a necessidade de uma nova porta para atender a região de Uvaranas, mas que também é preciso um olhar aprofundado do Conselho e de toda a sociedade para a atenção primária que é a responsabilidade principal da gestão municipal. "Os problemas enfrentados atualmente para garantir qualidade no atendimento das UBSs obriga a população a procurar esse serviço nas UPAs, resultando em uma parcela considerável de pessoas que superlota estas portas de pronto atendimento", escreveu o Conselho.

O CMS ainda afirma que uma série de solicitações já foram feitas e debatidas pelo órgão para garantir a melhoria na atenção primária, no serviço das Unidades Básicas de Saúde. "Precisamos firmar um diálogo necessário para que a população e para que os trabalhadores da saúde sejam melhor assistidos e tenham melhores condições de trabalho", destaca. Com isso posto, o Conselho afirma ter feito os seguintes encaminhamentos para a reunião ordinária da próxima terça-feira (30):

- Votação sobre a inserção da implantação da UPA Uvaranas na Programação Anual de Saúde do ano de 2024;

- Construção de um plano de ação de curto e médio prazo para garantir melhorias no serviço da atenção primária. 

"Ressaltamos sempre a relevância da participação popular, da construção democrática e transparência da gestão da saúde, e a importância do diálogo, tendo como objetivo final atender o usuário do SUS com o respeito e qualidade que todos merecemos. Acompanhar, debater, dialogar, defender, fiscalizar e orientar a aplicação das políticas públicas é um direito e um dever de todo cidadão, pontos cruciais que o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa sempre defenderá e garantirá", finaliza a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE