PUBLICIDADE

Jaguariaíva investe em segurança e reduz número de furtos e roubos

Dos índices, em 2024 foram atendidas 3,1 mil ocorrências atendidas pelas forças de segurança no município, já em 2025, o número foi reduzido para 2,2 mil

Gumercindo Athayde e Juca Sloboda destacaram os números nessa segunda-feira (09)
Gumercindo Athayde e Juca Sloboda destacaram os números nessa segunda-feira (09) -

O município de Jaguariaíva teve uma redução significativa no número de furtos, roubos e outras ocorrências no comparativo entre 2025 com 2024. Os números foram destacados pelo prefeito Juca Sloboda e pelo secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Gumercindo Athayde, nessa segunda-feira (09).

Conforme explica o chefe do Executivo Municipal, os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-PR). Dos índices, em 2024 foram atendidas 3,1 mil ocorrências atendidas pelas forças de segurança no município, já em 2025, o número foi reduzido para 2,2 mil.

Do total, os crimes registrados como pertubação do sossego foram reduzidos em 46,5%; os furtos caíram 34% – sendo que no ambiente comercial, ou seja, furtos em comércios, o número foi 50% menor – e houve uma queda de 48% nos roubos. Especificamente sobre ocorrências envolvendo veículos, os furtos foram reduzidos em 75% e os roubos em 66%.

"Em praticamente todos os crimes houve redução na cidade. Jaguariaíva, juntamente com Palmeira, foram as únicas cidades dos Campos Gerais com redução em todos os crimes", afirma o secretário Gumercindo.

Para o prefeito Juca, os números mostram a importância da implantação da Guarda Civil Municipal em Jaguariaíva. "Tivemos várias ações durante o ano de 2025 para melhorar o trabalho e as condições de trabalho dos guardas. Esses projetos irão continuar", ressalta Sloboda.

Outra força de segurança destacada pelo prefeito foi a Guarda Patrimonial, a qual teve um ofício para a Câmara Municipal de Vereadores, que busca instituir a Lei Orgânica da Guarda Patrimonial Municipal de Jaguariaíva. O documento dispõe sobre sua estrutura, princípios de organização, normas de funcionamento, regime disciplinar e plano de cargos e vencimentos.

No mesmo sentido, em janeiro de 2026, foi sancionada a Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal de Jaguariaíva, dispondo de sobre sua estrutura, princípios de organização, normas gerais de funcionamento, regime disciplinar e plano de cargos e vencimentos, e outras providências.

.

MUNICÍPIO IRÁ ADERIR A PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO ESTADO

Segundo explica Juca, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, irá integrar o programa Olho Vivo, para implantação de câmeras inteligentes de videomonitoramento. "Temos o nosso projeto particular da Prefeitura, mas agora iremos aderir ao programa do Estado para ampliar o número de câmeras em toda a cidade", completa.

.

EFETIVO DA GCM FOI AMPLIADO EM DEZEMBRO

Jaguariaíva integrou um novo guarda municipal para reforçar o efetivo e a segurança para a população. O prefeito Juca Sloboda recepcionou o agente Tuano, formado em Telêmaco Borba, em dezembro de 2025.

"Tenho certeza que será feito um belo trabalho, assim como já vem sendo feito pela Guarda Municipal nos últimos anos. Parabenizo também o Gumercindo pelo trabalho desenvolvido, de bastante reconstrução e que agora começa a aparecer os resultados", comenta Juca.

Segundo o secretário municipal, o trabalho faz parte do projeto 'Jaguariaíva Mais Segura'. "Futuramente também teremos a entrega de duas novas viaturas que estão sendo plotadas para serem usadas pela Guarda", conta.

.

RESUMO

Queda nos índices de criminalidade: O município registrou uma redução expressiva de ocorrências entre 2024 e 2025, com destaque para a queda de 50% nos furtos comerciais e de até 75% nos furtos de veículos, sendo uma das poucas cidades da região a reduzir todos os tipos de crimes.

Fortalecimento institucional: A gestão municipal investiu na estruturação das forças locais com a sanção da Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal e a criação de um projeto de lei para a Guarda Patrimonial, além de ampliar o efetivo e anunciar a chegada de novas viaturas.

Tecnologia e monitoramento: A prefeitura confirmou a adesão ao programa estadual "Olho Vivo", que implantará câmeras inteligentes de videomonitoramento em toda a cidade para complementar o sistema municipal já existente e reforçar o projeto "Jaguariaíva Mais Segura".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE