Campos Gerais
Polícia Científica projeta posto avançado em Irati para atender região
A medida foi pensada para que os atendimentos na região possam ser iniciados ainda em 2025, até que a construção uma unidade definitiva seja construída na cidade
Iolanda Lima | 20 de agosto de 2025 - 06:55

Prefeitos da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) estiveram reunidos em Irati na última sexta-feira (15). Durante o encontro, as lideranças receberam autoridades e representantes técnicos da Polícia Científica do Paraná (PCPR) para tratar da instalação do Posto Avançado da PCPR em Irati, que será transformado, posteriormente, em uma Unidade de Execução Técnico-Científica da instituição.
O projeto visa atender toda a região, oferecendo serviços de perícia em medicina legal e criminalística de forma ágil, com funcionamento 24 horas e início das atividades previsto para dezembro ou janeiro, após a capacitação dos técnicos em perícia.
A construção da unidade definitiva terá investimento estimado entre R$ 6 e 7 milhões, com licitação prevista para o próximo ano e duração da obra estimada em 24 meses.
Estiveram presentes no encontro o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinksi (PSD); o prefeito de Rebouças, Laercio Cipriano (PP); o prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite (PSD); o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Müller (PP); o prefeito de Mallet, Pedro Kowalczyk (União); a vice-prefeita de Irati, Larissa Mazepa (Republicanos); e autoridades e representantes técnicos da Polícia Científica do Paraná.
DEMANDA - Desde 2022, não existem mais o Instituto Médico-Legal (IML) e a Criminalística, que foram unidos nas unidades da Polícia Científica. Segundo o diretor operacional e perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Ciro José Cardoso Pimenta, a Polícia Científica é a instituição, do Estado da Segurança Pública, responsável pelos exames periciais tanto na área da medicina legal quanto da criminalística.
“Na área de medicina legal, uma unidade básica vai atender os serviços de necrotério, de clínica médica, que se divide nos exames de lesões corporais, de vítimas de Maria da Penha, de violência sexual, exames ad cautelum nos presos e outros tipos de exames de interesse”, comentou Ciro.
O presidente da Amcespar e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, confirmou que um terreno já foi destinado para a construção da unidade da Polícia Científica em Irati. “Já temos aqui destinado o terreno, que logo estará sendo aprovado pela Câmara de Irati, o projeto já está nas mãos dos vereadores para esta doação do terreno para a Polícia Científica. Temos a garantia do recurso por parte do Governo do Estado para ser construída esta unidade aqui em Irati”, afirmou Leandro.
O projeto de instalação da Polícia Científica em Irati é constituído de uma unidade básica, que oferecerá serviços de medicina legal e criminalística. A unidade ficará no bairro Engenheiro Gutierrez – Loteamento Molinari –, um Posto Avançado será criado e funcionará em um imóvel alugado pelo CIS Amcespar.
POSTO AVANÇADO - Até que a unidade seja construída, a Polícia Científica pretende implantar um posto avançado em Irati. Jasinski comentou que o posto será instalado em um imóvel alugado pela Amcespar, para atender pelo menos 12 municípios da região. O aluguel do espaço será pago pelos municípios da Associação.
A medida foi tomada para que os atendimentos na região possam ser iniciados ainda em 2025. O local poderá oferecer alguns tipos de serviços, como remoção de cadáver, de recebimento e protocolo de vestígios para perícia criminal.
Com informações das assessorias de imprensa.