Memorial do Basquete de PG confirma exposição no Sepam | aRede
PUBLICIDADE

Memorial do Basquete de PG confirma exposição no Sepam

O Memorial destaca a história do basquete em Ponta Grossa e busca investigar que ela é ainda mais rica do que se imagina

Memorial do Basquetebol trabalha na preservação do  acervo
Memorial do Basquetebol trabalha na preservação do acervo -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira Exposição do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa está agendada e confirmada para o período de 8 a 21 de novembro deste ano de 2024, no Colégio Sepam, em Ponta Grossa. O evento, que conta com auxílio da assessoria técnica da Viés Cultural Museologia e a Viver Curadoria é fruto de um estudo e trabalhos de pesquisa da entidade, que foram preparados para apresentar ao público as conquistas, curiosidades e personagens icônicos que se tornaram lendários no cenário do basquetebol local e também nacional.  

Através desta exposição temporária, as pessoas poderão apreciar diversos itens que fazem parte desta trajetória histórica, destacando a relevância desta modalidade esportiva, que de fato tem uma grande influência na comunidade da Princesa dos Campos. Como novidade neste aguardado evento no Sepam, será também apresentada a marca Memorial Basquete Store, com loja física no local. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do ano de 2024 da entidade.

Desta forma, a Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa (AMBPG) segue trabalhando na salvaguarda e preservação de seu acervo. Nesta atividade diária, compreende buscar, preparar e organizar todos os itens históricos, através de entrevistas, pesquisas e coletas de material. O objetivo, especialmente nesta exposição no Colégio Sepam, é apresentar de forma clara e abrangente toda a importante trajetória que envolve o basquete princesino, que começou no início da década de 1930.

Neste contexto, o Memorial destaca que a história do basquete em Ponta Grossa é ainda mais rica do que se imagina. Além de peças como troféus, uniformes, fotografias, que estão sendo preparados para a exposição, as pessoas vão conhecer também muitas curiosidades. Na década de 1960, por exemplo, Ponta Grossa era a única cidade do Paraná a disputar os Jogos Abertos em São Paulo, além de coisas como quando foi construído o icônico Ginásio Borell Du Vernay.  

Os envolvidos com a entidade vivem uma grande expectativa para esta exposição, que vai proporcionar ao público a oportunidade de conhecer mais de perto os detalhes desta espetacular trajetória esportiva em Ponta Grossa, que já foi uma das principais referências da modalidade no Brasil e segue atualmente presente com suas equipes participando de diversas competições.

O acervo do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa continua crescendo e conta, até o momento, com aproximadamente 190 troféus, 420 medalhas, 95 flâmulas e 300 selos. Na parte de fotos são 250 imagens higienizadas e catalogadas, e mais de oitenta que ainda serão higienizadas, além outros objetos.

Para todos os apoiadores, membros ou não, os agradecimentos da Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa, que viram neste projeto a ideia de buscar e preservar a história do nosso basquetebol, além de incentivar as novas gerações a praticá-lo.

Da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE