ONU quer que Igreja entregue os padres pedófilos | aRede
PUBLICIDADE

ONU quer que Igreja entregue os padres pedófilos

Imagem ilustrativa da imagem ONU quer que Igreja entregue os padres pedófilos
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma exigência ao Vaticano nesta quarta-feira (5). Segundo um comunicado emitido, a ONU quer que a Igreja Católica expulse os padres suspeitos de o que de fato praticaram abuso sexual contra crianças. A entidade quer que a igreja pare de defender seus membros envolvidos neste tipo de crime.

Uma comissão de direitos humanos da ONU denunciou o Vaticano por adotar políticas que permitiram padres estuprar e molestar dezenas de milhares de crianças ao longo dos anos.

Em um relatório publicado nesta quarta-feira, a agência da ONU para os direitos das crianças disse que a Santa Sé também deve entregar seus arquivos sobre o abuso sexual de dezenas de milhares de crianças, para que culpados, bem como "os que ocultam seus crimes", possam ser responsabilizados.

"O Comitê está seriamente preocupado que a Santa Sé ainda não reconheceu a extensão dos crimes cometidos, não tomou as medidas necessárias para lidar com casos de abuso sexual de crianças e para proteger as crianças, e adotou políticas e práticas que levaram à continuação do abuso por parte e à impunidade dos agressores ", disse o relatório.

A comissão criada pelo papa Francisco em dezembro deve investigar todos os casos de abuso sexual de crianças, "bem como a conduta da hierarquia católica em lidar com eles", afirmou o relatório.

Padres pedófilos foram transferidos de paróquia em paróquia ou para outros outros países "em uma tentativa de encobrir esses crimes", acrescentou o documento.

"Devido a um código de silêncio imposto a todos os membros do clero, sob pena de excomunhão, os casos de abuso sexual de crianças quase nunca foram denunciados às autoridades policiais dos países onde tais crimes ocorreram", disse o órgão da ONU.

Em uma sessão pública, no mês passado, o comitê indagou delegados do Vaticano para que revelassem o alcance do abuso sexual de menores durante décadas por padres católicos, em um caso que o papa Francisco chamou de "a vergonha da Igreja".

Com informações do UOL

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right