Caminhões com eixo suspenso serão isentos de pedágio

O deputado federal Sandro Alex (PPS) conseguiu aprovar, nesta quarta-feira, durante a votação da Lei dos Caminhoneiros (PL 4246/12), uma emenda de sua autoria que concede isenção de pedágio para eixos suspensos de caminhões que trafegam nas rodovias sem carga. O benefício já tinha sido garantido na primeira votação do projeto na Câmara, mas acabou sendo retirado no Senado. Como a matéria foi modificada, acabou retornando para a Câmara, onde Sandro Alex, com a ajuda de outros parlamentares, retomou a isenção. Agora o projeto segue para a sanção presidencial.
“Quem é a favor dos caminhoneiros vota pela isenção. A cobrança do eixo suspenso é injusta, já que essas rodas não causam desgaste às rodovias”, conclamou o deputado ao encaminhar a votação em nome da bancada do PPS.
Para Sandro Alex, não é “lícito” cobrar pelo eixo que não esta sendo usado. “Além de fazer justiça aos caminhoneiros, a medida aprovada reduz o chamado custo Brasil, beneficiando diretamente a população”, disse. Ele lembrou que o fim da cobrança do eixo suspenso é uma antiga reivindicação do PPS e uma luta travada pelo ex-deputado estadual Marcelo Rangel, que atualmente é prefeito de Ponta Grossa (PR), um dos principais entroncamentos rodoviários do Paraná.
Informações do Jornal da Manhã.





















