Ex-diretor afirma que Gleisi recebeu R$ 1 mi de desvios

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, afirmou que a campanha de Gleisi Hoffmann (PT) ao Senado, em 2010, foi abastecida com desvios da estatal. Em delação premiada ao Ministério Público Federal (MPF), Costa garantiu que o esquema de corrupção repassou R$ 1 milhão para a campanha da petista, que deixou o mandato no início de 2011 para assumir a Casa Civil. As informações foram divulgadas neste fim de semana pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O pedido para que a campanha de Gleisi recebesse dinheiro foi feita pelo doleiro Alberto Youssef, segundo o ex-diretor da Petrobras. Os dois são alvo da operação Lava Jato, da Polícia Federal, que desde março deste ano tenta desmantelar uma organização criminosa que teria se instalado dentro da estatal para promover lavagem de dinheiro e corrupção.
Costa destaca ainda que, em 2010, o marido de Gleisi, Paulo Bernardo, era o ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Lula. O ex-diretor garante que o repasse “se comprova” na inscrição que consta em sua agenda pessoal, apreendida pela PF, com a anotação ‘PB 0,1’. Segundo o delator, o registro significa ‘Paulo Bernardo, R$ 1 milhão”.
Ainda de acordo com o jornal, os investigadores da PF confirmaram de que o valor foi repassado à campanha de Gleisi em espécie para “um emissário” da campanha da petista. Costa disse que o dinheiro da campanha saiu de uma cota equivalente a 1% sobre o valor de contratos superfaturados da estatal.





















