Padilha diz que ataques na Venezuela trazem 'impacto múltiplo' ao Brasil
Donald Trump confirmou captura de Nicolás Maduro
Publicado: 03/01/2026, 09:20

O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, condenou os ataques militares realizados pelos Estados Unidos na Venezuela neste sábado (03).
Pelas redes sociais, ele pediu paz e afirmou que crises como essa trazem "impacto múltiplo" ao Brasil.
"Nós da @minsaude sempre queremos e trabalhamos pela PAZ. Nada justifica conflitos terminarem em bombardeio. Guerra mata civis, destrói serviços de saúde, impede o cuidado às pessoas. Quando acontece em um país vizinho, o impacto é múltiplo para o nosso povo e sistema de saúde. O @minsaude e o SUS Roraima já absorvem impactos da situação da Venezuela", escreveu.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para a manhã deste sábado (3) após o anúncio feito por Donald Trump sobre a invasão da Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. Conforme as informações apuradas pelo Portal Metrópoles, ministros e assessores do Palácio do Planalto devem se reunir às 10h, no Itamaraty, em Brasília.
De acordo com a apuração, há expectativa de que Lula participe do encontro de forma remota, já que o presidente está de férias na base da Marinha, em Marambaia, no Rio de Janeiro. Assessores já teriam informado o chefe do Executivo sobre as declarações feitas por Trump, e Lula ainda avalia a possibilidade de antecipar o retorno à capital federal. Inicialmente, o retorno estava previsto apenas para a próxima segunda-feira (6).
O anúncio de Trump repercutiu internacionalmente e ganhou força nas redes sociais. Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram a ação militar na Venezuela, enquanto imagens que circulam no X, antigo Twitter, mostram Maduro sendo preso, o que intensificou a mobilização diplomática em diferentes países da região.
Informações: CNN




















