Rocha misteriosa descoberta pela Nasa em Marte intriga cientistas | aRede
PUBLICIDADE

Rocha misteriosa descoberta pela Nasa em Marte intriga cientistas

Cientistas da Nasa buscam entender a origem da rocha misteriosa. Objeto pode dar pistas sobre vida em Marte

Rocha misteriosa descoberta pela Nasa em Marte intriga cientistas
Rocha misteriosa descoberta pela Nasa em Marte intriga cientistas -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O rover Perseverance encontrou rochas incomuns na borda da Cratera de Jezero, em Marte. O veículo espacial da Nasa está em missão à procura de sinais de vida antiga nas colinas e afloramentos rochosos do terreno árido no norte do planeta vermelho. Os cientistas da agência espacial norte-americana suspeitam que o local abrigou um grande lago há bilhões de anos.

Desde dezembro de 2024, o rover percorre a Colina de Hamamélis em busca de pistas sobre como era o clima no passado de Marte. Já em abril deste ano, entre as rochas incomuns encontradas, uma se destacou e foi batizada pelos cientistas de Skull Hill (Caveira da Colina, na tradução livre).

Ela se destacou por ser escuro, ao contrário das que estavam ao redor, por ter formato angular e uma textura esburacada.

A região no qual a Skull Hill foi encontrada é conhecida por conter várias rochas flutuantes. Elas são chamadas assim porque não parecem ter se formado no local onde foram achadas. Ou seja, provavelmente, esses objetos foram trazidos há bilhões de anos, quando Marte possuía um ambiente mais quente e úmido, com rios, lagos e, potencialmente, até oceanos.

Cientistas investigam a origem da rocha - Os cientistas acreditam que os buracos na Skull Hill podem ter sido causados por uma erosão interna, fazendo com que os pedaços da rocha se soltassem ao longo do tempo. Outra hipótese é de que o vento de Marte agiu como uma lixa, desgastando o objeto com poeira e areia.

O tom escuro da peça sugere que ela poderia ser um meteorito, porém, análises recentes de dados químicos feitas pela SuperCam do Perseverance indicam que a composição da rocha não corresponde a de um meteorito típico.

Os estudiosos envolvidos na missão da Nasa sugerem que a hipótese provável é de que a rocha tenha origem vulcânica. Isso porque tanto na Terra quanto em Marte existem minerais que dão um tom escuro às rochas ígneas, como olivina, piroxênio e biotita. Esse e outros objetos parecidos podem ter vindo de formações vulcânicas próximas ou terem sido lançados de camadas profundas por uma cratera de impacto.

Nasa quer trazer amostras para a Terra - Desde 2021 na missão em Marte, o Perseverance já coletou amostras de cinco rochas, analisou sete em detalhes e usou laser em outras 83 para estudo remoto. O rover está no ritmo de pesquisa mais rápido desde que chegou ao planeta.

A Nasa busca trazer as amostras para a Terra para entender melhor o potencial das novas descobertas e desvendar se Marte já abrigou vida. No entanto, a missão para retornar com as amostras esbarra em alguns problemas como orçamento, cronograma e complexidade técnica.

Com informações de: Metrópoles.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right